Notícias

A portas fechadas, Câmara de BH aprova projeto Escola sem Partido

15 de outubro de 2019

Com proibição da entrada de manifestantes, Casa votou o texto, em primeiro turno, após 13 dias de obstruções

Após 13 dias em pauta e 14 sessões em discussão, o projeto Escola sem Partido foi votado e aprovado nesta segunda-feira, 14, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), com 25 votos a favor e 8 contrários. Por conta de diversos tumultos envolvendo defensores e críticos do projeto, a presidência da Casa determinou que as portas do Legislativo fossem fechadas ao público externo. A votação ainda contou com um aparato de cerca de 80 agentes de segurança, entre guardas municipais e pessoal da Casa. Apesar disso, uma centena de pessoas se manifestou contra a proposta na porta da Câmara.

Antes de ser apreciado em primeiro turno, o texto recebeu 29 emendas ao projeto, que só podem ser discutidas no segundo turno de tramitação. A obstrução por parte da esquerda foi feita com aproximadamente 50 requerimentos que pediam a votação em partes separadas do projeto, com o objetivo de arrastar a tramitação do texto. Com a aprovação, a proposta retorna agora para quatro comissões em segundo turno, onde pode receber subemendas.

O Projeto de Lei 274/2017 é encampado pela bancada cristã, que tem maioria no Legislativo, e desagrada à oposição. O texto prevê o que chama de “neutralidade política e ideológica” no ensino e dificulta o debate de questões ligadas a orientação sexual, entre outros temas, o que os parlamentares religiosos chamam de “ideologia de gênero”.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha