Notícias

Advogado chileno alerta para riscos da capitalização da Previdência

1 de abril de 2019

Por Giovana Fleck, do Sul21

No início da década de 1980, o Chile abandonou o modelo de Previdência similar ao atual no Brasil – onde os trabalhadores na ativa com carteira assinada contribuem com um fundo público que garante a aposentadoria dos que já cumpriram seus anos de trabalho. O Chile passou a executar um modelo até então só defendido em teoria. Através da chamada capitalização individual, cada trabalhador civil passou a ser responsável por sua própria renda ao se aposentar.

A conta deveria ser simples: espera-se que os cidadãos iniciem suas contribuições por volta dos 25 anos em uma conta individual, que é administrada por empresas privadas – que podem investir o valor no mercado financeiro. Com idades mínimas definidas em 60 anos para mulheres e 65 para homens, o contribuinte poderia resgatar o investimento ao parar de trabalhar após uma média de 40 anos. “Em 2020 você se aposentará integralmente, eles diziam. Bobagem. Em 2020, esses aposentados ganharão menos de 1/3 do salário mínimo”, afirma o advogado trabalhista chileno Raul Ilabaca, que foi convidado pela ADUFRGS-Sindical a expor um paralelo entre as consequências do modelo no país e o que pode vir a acontecer se a reforma da Previdência da gestão Bolsonaro (PSL) for aprovada. “Os governos querem tudo ao contrário. No Chile e no Brasil, querem que o trabalhador pague a conta”, afirmou em debate realizado na manhã desta quarta-feira (27), na sede da ADUFRGS.

A proposta de desestatização no Chile nasceu com a justificativa de que iria auxiliar no crescimento econômico. Por isso foram criados as Administradoras de Fundos de Pensão (AFP), controladas por instituições privadas e responsáveis pela administração das poupanças e pensões.
Ao produzir os seus primeiros aposentados, o baixo valor das aposentadorias chocou: 90,9% recebem menos de 149.435 pesos (cerca de R$ 694,08). Os dados foram divulgados em 2015 pela Fundação Sol, organização independente chilena que analisa economia e trabalho, e fez os cálculos com base em informações da Superintendência de Pensões do governo. O salário mínimo do Chile é de 264 mil pesos (cerca de R$ 1,226.20).
Ilabaca ressalta que é importante destacar o contexto em torno disso. O Chile vivia uma ditadura, sob o comando de Augusto Pinochet (1973-1990). Não havia sindicatos, partidos políticos ou Congresso. “Toda voz contrária ao regime era calada. Mortos, torturados, desaparecidos. E uma forte pressão empresarial”, enfatiza.
Quanto custa a transição?
O questionamento serviu como ponto de partida para o debate. No Brasil, o modelo de capitalização individual é debatido em torno da reforma da Previdência, encabeçada pelo governo Temer e levada a diante pelo ministro de Bolsonaro, Paulo Guedes, nos primeiros meses da nova gestão.
Guedes é um entusiasta da capitalização da Previdência. Atendendo ao convite de Jorge Selume Zaror, ex-diretor de Orçamento do regime de Pinochet, Guedes trabalhou como pesquisador acadêmico na Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile, a instituição acadêmica mais antiga e importante do Chile.
Hoje, as regras de aposentadoria estão previstas na Constituição brasileira. Com a reforma, as normas seriam ‘desconstitucionalizadas’, acarretando a possibilidade de alterações mais fáceis através de mecanismos do Legislativo e do Executivo – entre elas, a capitalização.
Afinal, em um país com um modelo consolidado, é vantajoso mudar? Como fica a geração de contribuintes que já integra o regime atual?
No modelo de hoje, jovens contribuem com a aposentadoria dos mais velhos. Em um contexto de mudança, essa fonte poderia se esgotar. Enquanto o Brasil ainda discute o impacto, prevendo a criação de gerações de contribuintes que farão parte da transição em um futuro próximo, o Chile vive as consequências das mudanças.
Segundo dados do Ministério da Saúde do Chile, entre 2010 e 2015, 936 adultos maiores de 70 anos tiraram a própria vida. No caso dos maiores de 80 anos, em média, 17,7 a cada 100 mil habitantes recorreram ao suicídio. Com isso, o Chile ocupa a primeira posição entre número de suicídios na América Latina. Segundo o Ministério, os dados são correlacionados com as baixas aposentadorias.
No Chile, todos os trabalhadores chilenos são obrigados a depositar ao menos 10% do salário por no mínimo 20 anos para se aposentar. Além disso, devem pagar mais 12% sobre o valor para que o dinheiro seja gerido em fundos. “Claramente, não há possibilidade de que isso seja vantajoso. Por isso, o sistema foi feito de forma obrigatória. Se não fosse, todos colocariam suas aposentadorias em qualquer outro investimento”, apontou o advogado trabalhista.
Mesmo que todos os civis tenham que obedecer ao sistema individual, policiais e militares permanecem dentro do modelo antigo, com regras mais brandas e aposentadorias maiores. No Brasil, a articulação da reforma aponta para uma realidade semelhante: segundo o texto, alterado um mês após o envio da primeira versão à Câmara, servidores das Forças Armadas que queiram deixar a ativa com o salário integral e garantindo o direito de receber os mesmos reajustes precisariam atuar durante 35 anos e não mais 30 anos. Diferente da reforma previdenciária para civis, não existe a instituição de idade mínima.
No ano passado, centenas de milhares de manifestantes foram às ruas da capital chilena, Santiago, para protestar contra o sistema de previdência privado e os benefícios dos policiais e militares. Como resposta, a presidente Michele Bachelet, que já tinha alterado o sistema em 2008, propôs mudanças mais radicais, que podem fazer com que a Previdência chilena volte a ser mais parecida com a dos antos que antecederam a era Pinochet.
Segundo Ilabaca, no Chile “sempre há um mas“. “Algumas pessoas passaram a integrar o regime de aposentadoria solidária. Então, o patrão começou a também ter que contribuir para a previdência do funcionário. Mas, por exemplo, se houver demissão por justa causa, o patrão pega de volta tudo o que depositou na aposentadoria do funcionário.”
Para ele, grande parte dos problemas enfrentados pelo Chile estão relacionados ao fato de que muitas pessoas não podem contribuir o suficiente para recolher o benefício depois. “E isso sem considerar o trabalho informal”, destaca. O advogado afirma que muito do que foi esperado dentro do sistema nunca se concretizou, como usar o dinheiro das aposentadorias para fazer investimentos produtivos. “Estamos lutando para que o sistema mude. É difícil crer que essa é a realidade. Se a reforma for aprovada, essa será a realidade de vocês, é o futuro de vocês”, encerrou.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha