Notícias

AI-5 Digital será debatido em Belo Horizonte

26 de maio de 2009

No dia 1º de junho, segunda-feira, os professores Sérgio Amadeu e Idelber Avelar estarão em Belo Horizonte para debater o projeto substitutivo, em votação na Câmara dos Deputados, aprovado e defendido pelo Senador Eduardo Azeredo (PSDB), para criminalizar práticas cotidianas no Internet. O encontro será no Teatro da Cidade (Rua da Bahia, 1341 – Centro), às19h30, com entrada franca.

 

Entre outros absurdos, o projeto do senador mineiro quer transformar os provedores de acesso em uma espécie de polícia privada. O projeto coloca em risco a privacidade dos internautas e, se aprovado, aumentará o já elevado custo de comunicação no Brasil.

 

Para os organizadores do encontro, os mineiros têm uma responsabilidade a mais em combater este projeto, por ser de autoria de um senador do estado. A Internet é uma rede de comunicação aberta e livre. Nela, podemos criar conteúdos, formatos e tecnologias, sem a necessidade de autorização de nenhum governo ou corporação.

 

A rede mundial de computadores democratizou o acesso a informação e tem assegurado práticas colaborativas extremamente importantes para a diversidade cultural, o que incomoda grandes grupos econômicos. Por isso, eles se juntam para retirar da Internet as possibilidades de livre criação e de compartilhamento de bens culturais e de conhecimento.

 

O projeto substitutivo do senador Azeredo, que está para ser votado na Câmara de Deputados, também quer tornar suspeitas as redes Par-a-Par (P2P), impedir a existência de redes abertas e reforçar a Gestão de Direitos Digitais – GDD (Digital Rights Management – DRM), o que impedirá o livre uso de aparelhos digitais.

 

Os debatedores:

 

Sérgio Amadeu – Professor da pós -graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero-SP. Militante do Software Livre e do Movimento Mídia Livre. www.samadeu.blogspot.com

 

Idelber Avelar – Professor na Tulane University, em Nova Orleans – EUA. Mantém o blog Biscoito Fino e a Massa. www.idelberavelar.com

 

Com Sindicato dos Jornalistas do Estado de Minas Gerais>> Confira artigo sobre o assunto no blog do jornalista Paulo Henrique Amorin

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha