Calcule como fica sua aposentadoria com a reforma da Previdência

A proposta de reforma da Previdência, prevista na PEC 287/16, que tramita no Congresso Nacional, traz grandes mudanças nos direitos previdenciários de todos os trabalhadores, tanto da iniciativa privada quanto do serviço público, homens e mulheres, do campo e da cidade.

Para que trabalhadores e trabalhadoras possam entender melhor o que está acontecendo, as centrais sindicais, entre elas a CTB, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), criaram uma nova ferramenta, o “Aposentômetro”.

O “Aposentômetro” irá informar ao trabalhador quanto tempo lhe resta de trabalho até a aposentadoria nas regras atuais e como ficará se a proposta de Reforma da Previdência do governo for aprovada pelo Congresso Nacional. Para acessar e utilizar a calculadora é muito fácil, basta informar o gênero, a data de nascimento e o tempo de contribuição para o INSS.

É possível acessar a calculadora aqui, pelo site da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), ou baixar o aplicativo para celular. Baixe aqui e comece a usar!

Fonte: Portal CTB