Notícias

Câmara dos Deputados adia votação sobre centrais sindicais

7 de março de 2008

A Câmara dos Deputados decidiu adiar para a próxima semana a votação das emendas do Senado ao Projeto de Lei (PL) 1990/07, que reconhece formalmente as centrais sindicais. Segundo site da Câmara, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), disse que está próximo um acordo para a votação da proposta, mas ele ainda não está fechado. O vice líder do PDT, Miro Teixeira (RJ), autor do requerimento para o adiamento da votação, lembrou que já havia acordo para votação na próxima terça-feira (11), e que a data deveria ser mantida.

O site da Câmara informa que o projeto das centrais sindicais, por acordo de líderes, estava previsto para ser votado somente na próxima semana. Um dos objetivos era não prejudicar a votação do Orçamento. Com o adiamento da sessão do Congresso, a Mesa Diretora decidiu realizar sessão extraordinária para votar a proposta que reconhece formalmente as centrais sindicais.

Emenda anti-sindicalAlém de reconhecer as centrais como entidades de representação geral dos trabalhadores, o projeto especifica atribuições, prerrogativas e critérios para a participação em fóruns e conselhos públicos. Em sua primeira passagem pela Câmara, o Plenário aprovou emenda exigindo a autorização explícita do trabalhador para o desconto em folha de pagamento da contribuição obrigatória. O Senado rejeitou essa emenda e a expectativa é que a Câmara mantenha a rejeição diante do compromisso de envio, pelo Poder Executivo, de um projeto de lei regulamentando a contribuição sindical.

Segundo o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), Wagner Gomes, o adiamento não deve alterar a disposição dos trabalhadores de pressionar a Câmara pela manutenção da redação do PL sem a emenda anti-sindical aprovada na primeira votação. “Esta emenda contraria os interesses dos trabalhadores porque serve de instrumento para o patronato pôr a faca no pescoço do movimento sindical com o objetivo de asfixiá-lo financeiramente”, explica Wagner Gomes.

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha