Notícias

Centrais realizam a 5º Marcha Nacional da Classe Trabalhadora

1 de dezembro de 2008

 

As centrais sindicais realizam nesta quarta-feira (3/12), em Brasília, a 5º Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em defesa do emprego e da renda diante do atual cenário de crise financeira mundial. O ato terá início por volta das 7 horas, com concentração no estacionamento do estádio Mané Garrincha, e, às 10 horas, os manifestantes seguirão rumo ao Congresso Nacional.

O tema da marcha deste ano é “Pelo desenvolvimento e valorização do trabalho”, cujo objetivo é mobilizar o governo federal e os parlamentares para que incluam em suas discussões a agenda dos trabalhadores. Segundo as entidades sindicais, a solução mais viável para o enfrentamento dessa crise é a manutenção da renda e do emprego. “Os ricos devem pagar a conta da crise, mas não devemos esperar que isso ocorra espontaneamente. É preciso lutar para evitar que o ônus recaia sobre os trabalhadores. A marcha deve ser um momento alto dessa luta. Daí a necessidade de uma grande mobilização”, afirmou o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes.

As centrais também vão exigir a regulamentação do sistema financeiro, para minimizar os possíveis impactos da crise, a valorização do salário mínimo, a correção da tabela do imposto de renda, a defesa do piso nacional da educação básica, a ratificação das convenções 151, que regulamenta a negociação coletiva no serviço público, e 158, que coíbe as demissões imotivadas, a defesa das reservas do pré-sal, a realização da reforma agrária, entre outras reivindicações.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha