Notícias

Cineclube exibirá filmes do diretor Michael Moore em agosto

1 de agosto de 2008

A programação de agosto do Cineclube Joaquim Pedro de Andrade vai trazer uma série com quatro filmes do premiado diretor norte-americano Michael Moore. Nascido em 23 de abril de 1954, o cineasta, documentarista e escritor Michael Moore ficou conhecido por suas duras críticas às políticas do governo Bush. Aos dezoito anos, foi nomeado diretor de sua escola, convertendo-se em um dos mais jovens funcionários públicos dos Estados Unidos. Aos vinte e dois anos fundou The Flint Voice, um dos diários alternativos mais respeitados do país, do qual foi editor durante dez anos.

Em 1989, Michael Moore dirigiu Roger & Eu, um filme que fez história e que narrava sua aventura pessoal para entrar em contato com o presidente da General Motors, Roger Smith. O assunto seria sobre os habitantes da cidade de Flint, frente ao desemprego criado depois do encerramento de unidades fabris da empresa. Nesse filme, já são patentes algumas das características que definiriam o seu modo de filmar determinadas realidades angustiantes, como uma dose de humor corrosivo, que lhe cria tanto admiradores incondicionais quanto inimigos declarados. Outro documentário de impacto foi The Big One (1997), onde estavam em cena as tramas das grandes empresas e dos políticos insensíveis e indiferentes. O trabalho pressionou a multinacional Nike a deixar de utilizar crianças como força de trabalho na Indonésia.

Cineclube Joaquim Pedro de AndradeRua Tupinambás, 179 – 14º andarCentro – Belo Horizonte/MGEntrada Franca – Informações: 3115-3000 

Programação do mês de agostoTema: Michael Moore

>> Dia 5 – Terça-feira -19h – Tiros em ColumbineDireção: Michael Moore – Canadá, Alemanha, Estados Unidos, 2002 – Duração: 120 minutosDocumentário que investiga a obsessão dos americanos pelas armas de fogo. Questiona essa cultura bélica e tenta encontrar respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, como Columbine, onde dois garotos assassinaram várias pessoas em uma escola e depois se suicidaram.  Debatedora: Ana Maria Prestes Rabelo – Mestre e doutoranda em Ciência Política.

>> Dia 12 -Terça-feira -19h – Sicko – S.O.S. SaúdeDireção: Michael Moore – Estados Unidos, 2007 – Duração: 120 minutosSicko (louco, doente) faz uma crítica ao sistema de saúde pública dos Estados Unidos e fala sobre as dificuldades e problemas que sofrem os cerca de 47 milhões de cidadãos estadunidenses que não têm cobertura médica. Depois de fazer uma análise sobre o sistema de saúde dos Estados Unidos, Moore visita o Canadá, a França, a Grã-Bretanha e Cuba, onde todos os cidadãos recebem atendimento gratuito e faz uma comparação com o sistema de seu país.Debatedor: Gilberto Reis  – Doutor em Saúde Pública.

>> Dia 19 -Terça-feira -19h – Roger & EuDireção: Michael Moore – Estados Unidos, 1989 – Duração: 91 minutosMichael Moore registra o fechamento da General Motors na cidade de Flint, em Michigan (EUA), que resultou na perda de 30 mil empregos. Mostra a tentativa de Moore de conseguir uma entrevista com o presidente da GM, Roger Smith.  Debatedor: Marco Eliel Santos de Carvalho – Mestre em Ciências Sociais e diretor do Sinpro Minas.

>> Dia 26 – Terça-feira -19h – Fahrenheit 9/11Direção: Michael Moore – Estados Unidos, 2004 – Duração: 122 minutosPolêmico documentário no qual o diretor norte-americano mostra sua visão do que aconteceu nos EUA sobre os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Mostra ainda como o governo Bush usou o trágico evento para iniciar guerras injustas contra o Afeganistão e o Iraque.  Debatedor: Gilson Reis – Biólogo, especialista em Economia do Trabalho, presidente da CTB Minas (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e do Sinpro Minas.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha