Notícias

Cineclube terá programação especial em julho

24 de junho de 2008

A programação do mês de julho do Cineclube Joaquim Pedro de Andrade terá a África como tema. Na primeira quinzena, os filmes e debates serão voltados para o público adulto. Já na segunda quinzena, aproveitando as férias escolares, professores e pais poderão levar seus filhos para assistir a filmes e participar de oficinas. As atividades serão realizadas pelo Sinpro Minas, em parceria com a Editora Nandyala.
A temática da primeira quinzena será “Adultos – Pipoca e Aluá”. Abril Sangrento será o primeiro filme a ser exibido, na próxima terça-feira, dia 1º de julho, às 19h. Do diretor haitiano Raoul Peck, o filme traz no roteiro alguns acontecimentos que marcaram o genocídio em Ruanda, em 1994. No dia 8 de julho, também às 19h, será a vez do longa O Jardineiro Fiel, dirigido por Fernando Meireles e baseado em um romance de sucesso de John Le Carré. Na segunda quinzena, intitulada “Infantil – Pipoca e Guaraná”, serão exibidos, nos dias 19 e 26 de julho (sábados), sempre às 14h, respectivamente, os filmes Kiriku e a Feiticeira, com direção de Michel Ocelot, e Prova de Fogo, do diretor Doug Atchison. Esse segundo módulo, destinado às crianças, será seguido por oficinas e por apresentações de Dança Afro com o grupo Bataka.

Cineclube Joaquim Pedro de AndradeRua Tupinambás, 179 – 14º andarCentro – Belo Horizonte/MGEntrada Franca – Informações: 3115-3000

 

Programação do mês de julhoTema: África

 

Adultos – Pipoca e Aluá – Exibição de filmes e debates.Dia 1º – terça-feira – 19h – Sometimes in April – Abril SangrentoFrança, EUA, Ruanda, 2005 – Duração: 140 minutosO diretor haitiano Raoul Peck foca sua câmera para a história recente da África, narrando os acontecimentos que marcaram o genocídio em Ruanda, no ano de 1994. O drama acontece durante o massacre da milícia Hutu contra os Tutsis, iniciada em 7 de abril daquele ano, depois que o avião do presidente Hutu foi derrubado. As ruas de Ruanda são tomadas pela milícia e começa uma verdadeira matança. Nesse cenário, o soldado Augustin Muganza (Idris Elba) e seu companheiro Xavier (Fraser James) desafíam as ordens superiores para salvar a família. Augustin é preso e perde contato com a mulher e os filhos, sem saber se estão vivos ou mortos. Dez anos depois, agora solto, tenta reconstruir sua vida. Mas os fantasmas do passado ainda estão presentes.Debatedor: Cloves Geraldo, jornalistaDia 8 – terça-feira – 19h – O Jardineiro FielDireção: Fernando Meirelles – Drama – Estados Unidos/Reino Unido Duração: 129 minutos Baseado em um romance de sucesso de John le Carré. Um diplomata inglês que vive na África tem sua esposa (Rachel Weisz) brutalmente assassinada. Quando decide investigar, descobre que sua luta é contra a ganância de uma grande empresa farmacêutica. Este é o primeiro trabalho internacional de Fernando Meirelles.Debatedora: Carolina dos Santos de Oliveira – Formada em História , pós-graduada em História do Brasil e mestranda em Educação, Cultura, Movimentos sociais e Ações coletivas.Infantil – Pipoca e Guaraná – Exibição de filmes e oficinas com Anderson Feliciano e Elaine do Carmo. Apresentações de Dança Afro com o grupo Bataka.  Dia 19 – sábado – 14h – Kiriku e a feiticeiraDuração: 74 minutos – 1998Dirigido por: Michel Ocelot Em um vilarejo africano nasce Kiriku, um garoto que já sabe andar e falar e que se torna a única esperança do local contra uma feiticeira má. A bruxa devorou todos os homens do vilarejo, com exceção de um, e acabou com a Primavera. Kiriku, então, acompanhará o último guerreiro na batalha contra a feiticeira.Dia 26 – sábado – 14h  – Prova de FogoDuração: 112 minutosDireção: Doug AtchisonEstados Unidos, 2006Professor muda a vida de uma menina de 11 anos quando começa a treiná-la para o desconhecido caminho dos concursos de soletração. Com sua ajuda Akeelah vai descobrindo possibilidades, desenvolvendo capacidades e influenciando os que estão à sua volta com sua coragem e determinação.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha