Notícias

CNEC continua a atacar os direitos dos/as professores/as em todo o estado

20 de maio de 2020

Prezados/as pais, mães estudantes e toda comunidade escolar do CNEC,

Na última semana, o Sinpro Minas denunciou a postura da rede Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), que tem tomado várias medidas de ataque aos direitos do corpo docente. A instituição chegou a propor  uma redução salarial de até 47% para alguns professores/as.

Desde o recebimento da proposta, foram realizadas diversas assembleias com os professores da CNEC em diferentes unidades do estado e todos recusaram a proposta e denunciaram a ação da instituição. Em resposta, o Sinpro Minas solicitou a urgência dos depósitos dos salários em atraso de março e abril.

A rede CNEC insiste em colocar sobre o/a professor/a a responsabilidade da manutenção da escola alegando que a redução salarial se torna necessária para dar continuidade à instituição.

O Sinpro Minas segue denunciando a postura da CNEC, que demonstra descaso com a realidade dos/as professores/as, atropelando os direitos da categoria. Além disso, como já destacamos, é lamentável que a instituição desconsidere o momento atual, que a cada dia impõe novos desafios para a continuidade do trabalho docente em tempos de isolamento, combate à pandemia e tantos ataques aos direitos trabalhistas.

O Sindicato dos Professores vem publicamente agradecer o apoio de toda a comunidade escolar, que tem se solidarizado com a realidade dos/as trabalhadores/as da educação. Destacamos a importância de contar com a participação de todos/as vocês nesta batalha em defesa dos direitos dos/as professores/as, porque entendemos que a valorização docente é essencial para a construção de uma Educação de qualidade. Em sala de aula ou em trabalho remoto, todos/as professores/as seguem firmes na missão de educar com dignidade e compromisso.

Entenda o caso: 
Desde o último mês de março, a instituição não cumpre com o pagamento integral dos/as professores/as, que continuam exercendo seu trabalho em regime remoto, com toda a dificuldade que esta nova realidade acarreta, inclusive com custos para os professores/as com a internet, computador, etc. Há mais de dois meses a CNEC tem agido de forma arbitrária, sem a devida preocupação de qual seria o impacto desse corte para os/as trabalhadores/as. No dia 07/05 a CNEC enviou uma proposta formal de redução salarial que chega até 47% para alguns docentes, com o valor da hora-aula menor que o piso garantido pela legislação. A proposta trazia como uma das justificativas “o agravamento da situação financeira, que dificultava ainda mais o cumprimento das obrigações trabalhistas”, quando de fato a inadimplência tem sido baixa e não comprova esse argumento.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha