Notícias

Comissão de Educação da ALMG quer discutir demissões na FUMEC

15 de fevereiro de 2008

A urgência de se fazer uma nova reunião para esclarecer a situação da Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec) foi o assunto da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em reunião nessa quarta-feira (13). No ano passado, a comissão recebeu diversas denúncias de casos de demissões irregulares de professores e abuso de autoridade por parte da direção da Fundação.

O assunto foi abordado pelo deputado Carlin Moura (PCdoB), que levou à comissão cópia de petição do Ministério Público sobre as denúncias. Ele pediu urgência na marcação da reunião, cujo requerimento para realização já foi aprovado. O presidente da Comissão de Educação, deputado Deiró Marra (PR), informou que essa será uma das prioridades neste início de trabalhos. HistóricoA situação na Fumec é resultado de um longo processo de instabilidade política. Desde o início do ano passado, o Conselho de Curadores da Fumec vem demitindo, de forma arbitrária, professores e diretores de faculdades, o que gerou um clima de tensão em toda a comunidade acadêmica.

As demissões atingiram, principalmente, docentes da Faculdade de Ciências Humanas, e em alguns casos foram feitas até mesmo por telefone. Conforme relataram professores da instituição de ensino, as decisões do Conselho de Curadores foram unilaterais e centralizadoras, ferindo os princípios da autonomia universitária.

O Sinpro Minas, que acompanha a situação desde o início, questionou a falta de critérios das demissões e já cobrou, por diversas vezes, esclarecimentos do Conselho de Curadores. Diante da crise, o sindicato tem defendido a necessidade de participação ativa dos professores nas decisões da instituição de ensino.

Manifestações, audiências públicas, reuniões na Delegacia Regional do Trabalho e assembléias de professores foram realizadas para tentar solucionar a crise na instituição de ensino. Até o momento, o Conselho de Curadores não se pronunciou a respeito.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha