Notícias

Comissão de Educação da Assembléia discute demissões na Fumec

8 de abril de 2008

As denúncias de demissão irregular de professores e de abuso de autoridade por parte da direção da Universidade Fumec serão debatidas na Assembléia Legislativa pelos deputados integrantes da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, a partir 10 horas desta quarta-feira (09/04), no auditório do Legislativo.

Os cinco integrantes da comissão (deputados Deiró Marra (PR), Maria Lúcia Mendonça (DEM), Ana Maria Resende (PSDB), Carlin Moura (PCdoB) e Vanderley Jangrossi (PP), convidaram para a reunião o reitor da Fumec, Antônio Tomé Loures; o presidente do Conselho de Curadores, Emerson Tardieu; a diretora geral da Faculdade de Ciências Humanas, Thaís Estevanato; o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, e os professores Alexandre Freire, Getúlio Neuremberg e Antônio Pereira dos Santos.

Para Carlin, o objetivo é esclarecer denúncias recebidas pela comissão em dezembro de 2007, apontando casos de demissões irregulares de professores e de abuso de autoridade por parte da direção.  O presidente da Comissão, Deiró Marra, afirma que a intenção da reunião é informar a todos os envolvidos sobre o que está sendo feito com relação ao assunto. Um dos desdobramentos do debate de dezembro foi solicitar providências ao Ministério Público.  Em resposta, por meio de ofício publicado em 13/3/08 no Minas Gerais/Diário do Legislativo, a Promotoria de Tutela de Fundações informou à comissão que o MP impetrou duas ações civis públicas, hoje em andamento na 32ª e 33ª Vara Cíveis da Capital. Segundo o ofício do Ministério Público, antes foram instaurados dois procedimentos administrativos para apurar possíveis irregularidades, sendo encontradas provas contundentes de desvios cometidos, em prejuízo da Fumec.Comissão promoveu debate em dezembroEm 5/12/07, os deputados receberam representantes dos 14 professores do curso de Comunicação Social que haviam sido demitidos em 27 de novembro. Eles pediram o apoio dos parlamentares para sua recondução aos cargos, alegando que o processo de demissão foi ilegal e arbitrário. O presidente Deiró Marra lembrou, à época, que já haviam sido enviados vários ofícios ao presidente do Conselho de Curadores, Emerson Tardieu, e que nenhum tinha sido respondido.  A diretora do Sinpro, Celina Areias, afirmou, na reunião de dezembro de 2007, que a demissão era ilegal porque contrariava a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A legislação determina que os contratos e demissões de professores devem ser realizados com a participação dos órgãos colegiados, o que não aconteceu, acrescentou. Ela informou que o sindicato entraria com um pedido de concessão de liminar, a fim de reconduzir os professores. O professor Fabrício Marques enfatizou que os demitidos queriam esclarecimentos sobre os critérios adotados. O professor Alexandre Freire lembrou que a faculdade recebe benefícios fiscais por ser uma fundação. ”Fomos demitidos sem explicações numa lógica que confunde a Fumec com uma empresa privada”, analisou. Leonardo Fernandez, estudante, havia afirmado que os 600 alunos do curso de comunicação, em greve presencial à época, desde o dia das demissões, estariam sofrendo agressões morais, sendo vigiados por uma câmera colocada diante do Diretório Acadêmico e até mesmo impedidos de panfletarem . ”Os estudantes exigem a anulação de todas as demissões, pois os demitidos são os melhores professores da faculdade”, lamentou.

Fonte: ALMG

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha