Notícias

Comunicação na luta sindical foi tema de seminário na Venezuela

28 de julho de 2010

A cidade de Caracas na Venezuela sediou, nos dias 20 e 21 de julho, o Seminário Latino Americano FLATEC – IPLAC (Federação Latino Americana de Trabalhadores em Educação e Cultura – Instituto Pedagógico Latino Americano e do Caribe), com o tema “Os meios de comunicação e os desafios da integração latino americana e caribenha”. Diretores do Sinpro Minas e da CONTEE participaram do evento.

 

O Seminário teve o objetivo de sensibilizar os trabalhadores das áreas de educação e cultura acerca da importância da comunicação como direito e a necessidade da criação de novos marcos regulatórios e de políticas públicas no sentido de democratizar a comunicação. A iniciativa está também relacionada aos ataques da mídia, que servem aos interesses da manutenção da política neoliberal, frente às possibilidades históricas da América Latina e Caribe de construir de forma livre, com o povo, seu destino, enquanto região independente, justa e soberana.

 

De acordo com a Secretária Geral da CONTEE, Cristina Castro, “o direito à informação como bandeira de luta e reivindicação, que reforça o sentido libertador dos povos, foi sem dúvida o desafio mais importante apresentado no Seminário”. Segundo a dirigente, também foi objetivo da atividade propor aos professores e trabalhadores em educação a reflexão sobre a influência da comunicação e sobre os conteúdos propostos em sala de aula e na escola, que “precisam trazer a reflexão critica para de fato formar cidadãos conscientes e comprometidos com as necessárias transformações sociais”.

 

Fonte: CONTEE

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha