Notícias

Congresso da UNE começa nesta quarta (14/6) em BH. Confira a programação!

14 de junho de 2017

Ciro Gomes, Fernando Haddad, Gleisi Hoffman, Manuela d’Ávila, Lindbergh Farias, Guilherme Boulos são alguns dos mais de cem participantes; ato “Minas pelas Diretas Já” terá dezenas artistas do estado na Praça da Estação; dez mil estudantes de todos os 27 estados decidem a nova presidência e rumos da UNE

O 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), maior encontro estudantil da América Latina, começa nesta quarta-feira (14), em Belo Horizonte. A entidade, que completa 80 anos em 2017, prevê um de seus maiores congressos e participação recorde. São esperados dez mil jovens, de todos os 27 estados e do exterior, em uma extensa programação que segue até o dia 18. Ao fim do Congresso, os estudantes definirão os rumos do movimento estudantil no próximo período, assim como a nova presidência e diretoria da entidade.

O Congresso envolve mais de 50 debates e mais de 100 debatedores da política e de outras áreas ligadas à juventude. Entre eles estão o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), a deputada estadual pelo Rio Grande do Sul Manuela d’Ávila (PCdoB), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT),o deputado federal do Rio de Janeiro Chico Alencar (Psol), a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos e o senador pelo Rio de Janeiro Lindbergh Farias (PT-RJ).

Clique aqui e confira a programação completa!

MINAS PELAS DIRETAS JÁ

Assim como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre, o Congresso da UNE promoverá, junto à Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, um grande ato popular de artistas pelas Diretas Já no Brasil. O evento acontece na sexta-feira (16), na Praça da Estação, com a participação de vários artistas e músicos.

ESTREIA DO FILME PRAIA DO FLAMENGO 132

O Congresso da UNE começa às 19h da quarta-feira com a exibição gratuita do filme Praia do Flamengo 132, no Cine Belas Artes. O evento é aberto ao público da cidade e os ingressos serão distribuídos a partir das 18h na portaria do cinema. A estreia nacional do documentário apresenta a história do endereço da lendária sede da UNE no Rio de Janeiro, demolida pela ditadura, a partir de seus diversos personagens ao longo de oito décadas. O filme traz depoimentos de personagens da política como José Serra e Aldo Rebelo (ex-presidentes da UNE) e da cultura, como Ferreira Gullar, Milton Gonçalves e Carlos Lyra (participantes do Centro Popular de Cultura-CPC da UNE na década de 1960).

INSCRIÇÕES: A inscrição está aberta para qualquer estudante pelo site http://inscricao.une.org.br e dará direito à participação em todas as atividades do 55º Congresso da UNE, como debates, palestras, oficinas, atos políticos, grupos de discussão e intervenções culturais. O inscrito também tem direito ao alojamento, além da alimentação (café, almoço e jantar de quinta a sábado e café e almoço no domingo) e ao translado interno de ônibus entre o alojamento e o local onde ocorrerão as atividades.

SOBRE AS ELEIÇÕES NA UNE: As eleições na UNE são realizadas em duas etapas. Primeiramente, são montadas chapas nas universidades de todo o país, com votação direta para a eleição de delegados e delegadas que representarão as suas instituições no Congresso. Na plenária final do encontro, os delegados se organizam novamente em chapas para se candidatarem à direção da entidade. Ao final da votação, a nova diretoria da UNE é composta de forma proporcional por todas as chapas participantes, de acordo com o número de votos obtidos. Isto significa que a direção da UNE é formada por diferentes tendências políticas e de pensamento.

Fonte: UNE

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha