Notícias

CTB MG e Sinpro Minas se solidarizam com vereadora de Sta. Rita do Sapucaí

9 de dezembro de 2021

A CTB Minas, em conjunto com o Sinpro Minas, emitiu, nesta quarta (8), nota de solidariedade à professora e vereadora de Santa Rita do Sapucaí, Fabiana Salgado (Avante). Na segunda-feira (6), a vereadora foi vítima de agressão, dentro da Câmara Municipal, por um empresário da cidade.

Para Valéria Morato, presidenta da CTB Minas, a violência política de gênero deve ser combatida. “Ainda somos vistas como coadjuvantes na política, mesmo sendo a maior parte da população brasileira, e não somos tratadas com respeito”, afirma. “Como mulher e professora, não posso me calar, nem esta entidade. A tolerância à prática de violências de qualquer tipo contra a mulher é inaceitável.”

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE SOLIDARIEDADE À VEREADORA FABIANA SALGADO

A CTB Minas (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil sessão Minas Gerais) e o Sinpro Minas (Sindicato dos Professores de Minas Gerais) manifestam toda solidariedade à professora e vereadora Fabiana Salgado (Avante), de Santa Rita do Sapucaí, vítima de intimidação por um empresário local que, aos berros, interrompeu a sessão da Câmara Municipal para ameaçá-la, na última segunda-feira, 6/11. Os ataques à vereadora constituem-se em violência política contra a mulher, crime previsto na lei 14.192, em vigência desde agosto de 2021.

Não é a primeira vez que o agressor tenta acuar Fabiana. O empresário já havia afirmado que a colocaria “no forno da cerâmica até que ela virasse pó”. Por causa dessa declaração, a parlamentar conseguiu na Justiça uma medida protetiva para preservar sua integridade e saúde física, mental e psicológica.

Única mulher entre os 13 vereadores do município, Fabiana Salgado defende a valorização da educação e dos educadores, a saúde pública e a igualdade de gênero. Suas posições na Câmara despertaram ódio e ressentimento, principalmente durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, quando defendeu com veemência a proteção da vida e o isolamento social.

A CTB Minas e o Sinpro Minas reafirmam seu apoio à vereadora Fabiana e esperam celeridade na apuração dos fatos e do devido processo legal. A tolerância à prática de violências de qualquer tipo contra a mulher é inaceitável.

Belo Horizonte, 8 de dezembro de 2021.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha