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Educação infantil será tema do Extra-Classe

12 de junho de 2008

A edição deste domingo (15) do programa de TV do Sinpro Minas exibe uma entrevista sobre educação infantil com a pedagoga, doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (Unb) e membro do Fórum de Educação Infantil do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, Zoia Prestes. Ela vai falar sobre os desafios e a formação do professor, a questão pedagógica, o papel do Estado, entre outros assuntos relacionados à educação infantil. Exibido aos domingos, para todo o estado, às 8h40 da manhã, na Band, o programa Extra-Classe traz também reportagens e dicas de cursos e atividades voltadas para a formação dos professores. Com essa iniciativa, o Sinpro pretende fortalecer ainda mais o diálogo com a categoria e com a sociedade. As sugestões de pautas e críticas podem ser enviadas para o email comunicacao@sinprominas.org.br.EntrevistaZoia Prestes também participou do 10º Consinpro, realizado pelo sindicato entre os dias 30 de maio e 1º de junho. Após ministrar oficina (leia aqui o texto da oficina), ela concedeu uma entrevista ao Sinpro Minas, na qual falou sobre o significado da profissão, a educação infantil em Minas, a importância da valorização do professor, entre outros assuntos.

“Em diferentes momentos da história do nosso país e por diferentes razões, o trabalho das pessoas que atendem à criança pequena no Brasil sempre foi identificado com uma ação assistencialista, pois se tratava somente do cuidado, nada mais. Era necessário que alguém ‘olhasse, trocasse, alimentasse as crianças’, ‘compensasse a ausência da família’, nada além disso”, disse Zoia Prestes.De acordo com dados do Censo Educacional de 2006, dos 13 milhões de crianças entre 0 e 3 anos de idade, apenas 1,43 milhão freqüenta a creche, números que demandam um maior investimento do Estado. Uma conquista recente da Educação Infantil foi a sua inclusão no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O Fundo contempla creches, pré-escolas, os ensinos fundamental e médio, a educação especial e a de jovens e adultos. Na opinião de especialistas da área, o desafio agora é garantir a aplicação dos recursos. 

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