Notícias

Encontro Nacional de Educação da CTB reforça unidade contra retrocessos

15 de dezembro de 2016

Trabalhadores e trabalhadoras em educação de todo o Brasil se reuniram em Belo Horizonte, Minas Gerais, nos dias 13 e 14/12, durante o 2º Encontro Nacional de Educação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). O foco dos debates foram os desafios do setor diante deste cenário de retrocessos com as medidas do governo sem votos de Michel Temer contra os direitos da população.

A abertura contou com uma análise de conjuntura e logo após foram abertas as mesas temáticas. Na parte da tarde, os cerca de cem participantes, dialogaram sobre a educação contemporânea suas crises e perspectivas com a exposição da professora Sandra Pereira e Madalena Guasco, da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Estabelecimentos de Ensino (Contee), sob a mediação da secretária de Formação da CTB, Celina Arêas.

Encontro CTB celina

Perda de direitos

As duas denunciaram o golpe e as consequências negativas para o setor. Com a notícia da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que congela investimentos em setores sociais estratégicos, entre eles a educação, Sandra lembrou que este retrocesso ocorre no mesmo dia da promulgação do Ato Institucional número 5 (AI5), em 1968, que escancarou a repressão violenta contra os opositores à ditadura militar no país.

Ela destacou as ocupações nas escolas e universidades protagonizadas pelos estudantes contra a falta de investimento e a reforma do Ensino Médio, que este governo quer implementar, diminuindo matérias essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico. “A PEC 55 fere de morte a educação”, sublinha. Segundo a professora, “Mais do que nunca temos que estar mobilizados e juntos para defender e segurar as conquistas dos movimentos sociais neste país”, afirma.

Escola sem Partido

Por sua vez, Guasco fez uma retrospectiva histórica sobre as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e chamou a atenção para a privatização. “O capital internacional global está atuando no Brasil”, expressa. De acordo com ela, os golpistas “querem retirar o papel do Estado e, para isso, têm uma nova investida ideológica que dá sustentação ao modelo privatista que é a `Escola sem Partido´”, alerta.

Ela denuncia ainda o projeto de colocar a educação brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC), a proposta está sendo estudado por um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Educação (MEC) para revisar a legislação do país: “Querem colocar a educação nos acordos internacionais de comércio”, destaca.

Resistência

Como forma de lutar contra estes retrocessos, os participantes concordaram que a melhor maneira é construir a unidade das entidades, movimento sociais, partidos progressistas e de esquerda em uma frente ampla que defenda o Plano Nacional de Educação (PNE), em defesa de uma educação democrática e emancipadora.

Fise 70 anos

No fim da atividade, a dirigente da CTB e vice-presidenta da Federação Internacional de Sindicatos da Educação (Fise), entidade filiada à Federação Sindical Mundial (FSM), fez um ato em homenagem aos 70 anos da organização.

Betros destacou o protagonismo que a central sindical alcançou no cenário internacional. Ela informou ainda sobre o Congresso da FSM, que ocorreu em outubro na África do Sul, e comparou a situação dos brasileiros com os daquele país. “As mazelas e os problemas são os mesmos”, conclui.

Perspectivas da luta sindical 

No segundo dia de atividades, os temas em debate foram: “As perspectivas da luta sindical por uma educação de qualidade” e “A CTB frente às organizações nacionais e internacionais de educação”.
A primeira mesa contou com a participação da representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Bruna Elena e do dirigente da CTB e coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Contee), Gilson Reis, sob a coordenação da dirigente da seção estadual da central no Maranhão, Hildinete Rocha.
4

Diante do atual cenário na conjuntura nacional em que as políticas sociais estão sofrendo graves ataques que levarão a retrocessos principalmente para a classe trabalhadora, e para reverter este quadro, segundo os palestrantes, é preciso ter uma unidade de ação.

“Precisamos resistir, lutar, mobilizar e inovar nossa atitude”,expressou Reis. Em relação ao movimento sindical, o dirigente acredita que “os sindicatos precisam se reinventar”, para acompanhar este novo momento do país. Já Bruna citou as ocupações dos estudantes como forma de resistência. Ela acredita que o movimento estudantil brasileiro se fortaleceu. “as ocupações se mostraram uma ferramenta fundamental para dialogarmos com a sociedade”, sublinhou.

Sindicalismo Internacional

Já na parte da tarde, a conjuntura internacional entrou em pauta com uma exposição do secretário de Relações Internacionais da CTB e membro do secretariado da Federação Sindical Mundial (FSM) ,Divanilton Pereira. “Vivemos uma grande transição na geopolítica mundial, fruto das lutas dos povos que questionaram a ordem que insistia em se manter hegemônica”, disse Pereira ao se referir ao ciclo de governos progressistas e de esquerda na América Latina.

2

Ele acredita que com o ressurgimento do pensamento ultraconservador na Europa “precisamos encontrar no sindicalismo internacional qual é o nosso lado”, frisou. Ele ainda citou a política externa desenvolvida nos governos Lula e Dilma que visavam a integração regional e o desenvolvimento dos países de maneira soberana e solidária, totalmente oposta à adotada pelo atual ministro das Relações Exteriores, José Serra, que assumiu o cargo após o golpe.

Após sua exposição, Maria Clotilde Lemos Petta, dirigente da CTB e da Federação Internacional de Sindicatos da Educação (Fise), falou sobre a atuação da entidade no Brasil. Neste sentido, a cetebista e vice-presidenta da Fise; Marilene Betros fez uma exposição sobre a central nos diversos ramos da educação ela destacou a necessidade de fortalecer as entidades nacionais e internacionais.

No fim do evento, o presidente da CTB, Adilson Araújo, saudou os presentes e falou sobre a necessidade da unidade dos movimentos sociais de todas as categorias para barrar o golpe no Brasil.

3

Segundo ele, é preciso trabalhar uma agenda unitária de lutas contra essa ultraliberal que Temer quer implementar. “Não vai ser diante deste Congresso, o mais venal da história do país, que vamos mudar o curso do gole. Precisamos dialogar mais e melhor com a classe trabalhadora para fortalecer nossa luta”, expressou.

Homenagem

Durante a atividade foi feita uma homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns, falecido nesta quarta, por sua luta de resistência durante a ditadura civil-militar (1964-1985). A dirigente da Contee, Madalena Guasco, lembrou que Arns tentou avisar os comunistas que seriam presos e mortos durante uma reunião, o episódio ficou conhecido como chacina da Lapa. “Hoje é um dia triste e de honra para um homem que pensava na humanidade e lutava contra a opressão”, disse Guasco.

Por unanimidade foi aprovada a Carta de Minas Gerais.

Galeria de fotos 
Fonte: Érika Ceconi – Portal CTB

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha