Notícias

Encontro reúne professores da Zona da Mata

11 de dezembro de 2007

Nos dias 7 e 8 de dezembro, mais de 100 pessoas participaram do 1º Encontro de Professores da Educação Superior da Zona da Mata, em Viçosa. O Encontro, que teve como tema “Expansão do Ensino Superior e Precarização do Trabalho Docente”, foi realizado pelo Sinpro Minas, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. O evento contou com a participação dos professores de Ponte Nova, Barbacena e Cataguases, e dos diretores dessas regionais do sindicato.

Na abertura, o presidente do Sinpro Minas, professor Gilson Reis, abordou os desafios da educação superior nos dias atuais. “Precisamos enfrentar alguns problemas que afetam a educação no país, como os interesses mercadológicos da iniciativa privada, a exploração do trabalho dos professores e a falta de qualidade do ensino”, afirmou Gilson.

Professores discutiram temas como reforma universitária e educação a distância

No dia 8, professores assistiram ao filme Granito de Arena, que conta a história do Movimento Magisterial Democrático no México. Desde 1979, o movimento organiza as lutas dos professores no estado de Oaxaca, em defesa da valorização do trabalho docente e da educação pública de qualidade. “Professor é sinônimo de transformação. Lutamos pelo bem comum do nosso povo”, destaca uma professora mexicana no filme.

Na seqüência, o professor Celso do Prado Ferraz falou sobre a expansão do ensino superior no Brasil. “Hoje, grandes corporações tratam a educação como mercadoria. Produzem material didático, se alojam nos conselhos de educação, vendem cursos como vendem sabonete. Quando essas atividades deixam de ser lucrativas, mudam o ramo de negócio”, relatou.

À tarde, os professores discutiram em grupos de trabalho os temas educação a distância, Plano de Desenvolvimento da Educação, financiamento da educação superior, universidade e terceiro setor e reforma universitária. O evento teve o apoio da Caixa Econômica e do Governo Federal.

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha