Notícias

Evento comemora a 100ª edição do Extra-Classe

1 de março de 2010

O sindicato realizou no dia 27 de fevereiro, em Belo Horizonte, um evento em comemoração à 100ª edição do Extra-Classe, programa de TV do Sinpro Minas, e aos dois anos de exibição pela TV Band Minas, que serão completados em 14 de março. Diretores do Sinpro, jornalistas, professores e convidados participaram do evento, no Sinpro Cerp.

O presidente do sindicato, Gilson Reis, agradeceu a presença de todos e lembrou o desafio de produzir um programa de qualidade. “Num país em que a comunicação é concentrada torna-se mais difícil ainda criar condições para produzir e veicular um programa como o nosso. Esse esforço monumental do Sinpro é algo que tem de ser comemorado”, destacou Gilson Reis. Segundo ele, a cada dia, a realidade do movimento sindical e da luta de classes impõe o desafio da comunicação. “Desejo que possamos comemorar as 200, 300 edições, melhorando cada vez mais a qualidade”, disse o presidente o Sinpro Minas.   O representante da Band Minas Lanes Garcia parabenizou a diretoria do sindicato pela 100ª edição e agradeceu a oportunidade da parceria. “Achei que dificilmente um sindicato poderia produzir um programa, mas eu estava completamente enganado. Vocês são extremamente competentes”, afirmou o representante da emissora. Para o professor Miguel Arroyo, o Extra-Classe é muito importante, pois mostra “o outro lado dos profissionais da educação”, pouco noticiado pela grande imprensa. “Sair das quatro paredes da sala de aula é extremamente importante; o professor mostra o seu rosto”. Ele também elogiou os temas abordados pelo programa. “Os assuntos não são apenas os da área educacional. Vocês mostram que a educação se vincula com a dinâmica da sociedade. Isso terminará enriquecendo a própria categoria”, ressaltou Miguel Arroyo.   

O programa Extra-Classe é exibido aos domingos, às 8h55, na Band Minas 

Ao longo destes dois anos, o Extra-Classe já debateu assuntos como a democratização dos conselhos de educação, a realidade educacional de Minas Gerais, os impactos da mercantilização do ensino, a crise econômica mundial, os 45 anos do golpe militar no Brasil, o combate ao crime financeiro no país, a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), o Programa Nacional de Direitos Humanos, entre outros.  De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), Arthur Lobato, programas como o do Sinpro Minas deveriam ser exibidos sem custos em tvs abertas, já que os canais de televisão são uma concessão do poder público. Ele defendeu a democratização da mídia e também parabenizou a diretoria do sindicato pela iniciativa. Já o jornalista Elias Santos falou da importância para a sociedade de um programa como o do Sinpro e elogiou a qualidade técnica e editorial do Extra-Classe. Um vídeo do programa foi exibido, e entrevistados que não puderam comparecer enviaram mensagens parabenizando o sindicato pela iniciativa. “Parafraseando o poeta Castro Alves, o Extra-Classe ‘semeia conhecimento à mão cheia e manda o povo pensar’. Oxalá todas as entidades sindicais pudessem contar com um programa dessa envergadura. Se assim fosse, o movimento sindical docente e a educação não escolar encontrar-se-iam em novo patamar”, disse José Geraldo Santana, membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás, em mensagem enviada por email.

Também por email, o ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos Nilmário Miranda disse que o programa “tem responsavelmente contribuído com discussões pertinentes da pauta estadual e nacional”. “Vida longa ao Extra-Classe, experiência pioneira do bom e necessário uso da nossa mídia. Bom trabalho, muita energia e que venham mais 100!”, desejou Amarildo de Souza, do setor de Educação do Movimento dos Sem-Terra (MST).

Durante a comemoração, o professor Miguel Arroyo e a jornalista do Sinpro Minas Cecília Alvim foram homenageados, representando, respectivamente, os entrevistados e toda a equipe do programa. No final do evento, houve uma apresentação musical.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha