Notícias

Fim do diploma de jornalista é um desserviço para o Brasil

22 de junho de 2009

    Um misto de perplexidade e revolta é a sensação que sinto diante de mais essa decisão absurda do presidente do STF, Gilmar Mendes, de desregulamentar a profissão de jornalista ao decretar o fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da atividade. Ao sacramentar mais esse ato de “flexibilização das relações de trabalho”, como manda o receituário neoliberal (do qual Mendes é um lambe-botas), esse déspota do Judiciário ameaça a desregulamentação de diversas outras profissões.

   Essa atitude fere os princípios que regem o bom jornalismo, dá autonomia para os donos da mídia continuarem zombando dos critérios da ética, do olhar investigativo e da isenção em suas editorias, ao mesmo tempo em que amplia o desemprego entre professores e jornalistas, justo em tempos de crise entre capital e trabalho. Enfim, um desserviço para o Brasil.

   É preciso lembrar que grande parte das denúncias sobre corrupção, malversação de verbas públicas, escândalos políticos, crimes ambientais e contra o patrimônio é apurada e trazida à luz da opinião pública por dever de ofício de todo bom jornalista. É preciso alertar ainda que essa atitude ditatorial de Gilmar Mendes é uma manobra política e de interesse econômico. Há menos de seis meses da Conferência  Nacional da Comunicação, esse ato institucional cheira a golpe em favor dos interesses dos tubarões da mídia. 

   Ao mesmo tempo em que tenta acuar entidades representativas, como a Fenaj e sindicatos da categoria, essa canetada de Mendes descaracteriza o controle da sociedade civil e do Ministério Público sobre o que é produzido e transmitido em material jornalístico nesse país. Isso é grave e chama a atenção para uma maior concentração de poder em mãos de pessoas inescrupulosas e que trabalham deliberadamente para manter o poder e os privilégios nas mãos de uma elite insaciável e perversa.

Marco Eliel Santos de Carvalho – Diretor do Sinpro Minas

 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha