Notícias

Formação de leitores de literatura é tema de debate na Faculdade de Educação

21 de agosto de 2008

No dia 26 de agosto, o ciclo de conferências Ceale Debate, da FAE/UFMG, recebe a professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal) Cristina Mello. Ela ministra a palestra A formação de leitores de literatura hoje: problemas, princípios e práticas. O evento acontece às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE). A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever para participar.

A palestra vai mostrar algumas possibilidades de ensino da literatura nas escolas a partir de um exercício prático de leitura, que será proposto aos participantes no evento. O objetivo é abordar as dificuldades cognitivas envolvidas no ato de ler, esboçando mecanismos para trabalhá-las em sala de aula, com foco na leitura literária.

Professora das áreas de Didática da Literatura e Ensino da Literatura Portuguesa, Maria Cristina Almeida Mello nasceu em Londrina (PR) e mora em Portugal desde 1978. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Didática das Línguas e Literaturas e é autora de O ensino da literatura e a problemática dos gêneros literários (Almedina, 1996), resultado de sua tese de doutorado pela Universidade de Coimbra.

Ceale Debate Criado em 1994 pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG, o Ceale Debate busca promover a socialização e a discussão de estudos e pesquisas que possam subsidiar a atuação dos profissionais envolvidos no ensino de leitura e escrita. Também contribui para a formação de estudantes da área e para a formação continuada de professores das redes públicas e privadas de ensino.

Desde 2006, o evento é transmitido ao vivo pela Rádio FaE .

Fonte: UFMG

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha