Notícias

Garanta seus direitos. Fiscalize o cumprimento da CCT

16 de setembro de 2008

Diante do avançado processo de mercantilização da Educação e desvalorização dos professores por parte das empresas/escolas, é muito importante que o educador esteja ciente dos seus direitos e fiscalize as instituições em face do cumprimento das Convenções Coletivas de Trabalho.

A atenção dos professores deve se voltar para a CCT – 2008/2009, assinada pelo Sinpro Minas e pelos sindicatos patronais. Na convenção estão garantidos muitos direitos dos professores, como hora extra, recesso da semana dos professores, redução de carga horária, adicional por tempo de serviço e adicional extraclasse, entre outras conquistas.

Mesmo com a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, algumas escolas ainda insistem em descumprir cláusulas da CCT. Caso a escola em que você trabalha não cumpra a Convenção não se acomode, denuncie ao seu sindicato.

Com ações coletivas será possível mostrar aos donos de escolas que Educação não é Mercadoria, priorizando sempre a vigilância do cumprimento das Convenções, Acordos Coletivos e dos direitos garantidos pela Legislação brasileira.

Como formador de opinião, é necessário que o educador saia do imobilismo/individualismo, conseqüência da cultura neoliberal disseminada nas últimas décadas pelo mundo. Através da organização coletiva o professor poderá garantir a sua dignidade, os seus direitos e os da categoria.

Consulte a íntegra da CCT da sua região no Portal Sinpro Minas.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha