Notícias

Helena Antipoff: greve encerrada

10 de julho de 2009

Após 30 dias em greve, os professores do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff, encerraram o movimento com a expectativa de receber do Estado os salários em atraso e o pagamento de direitos trabalhistas, uma vez que a instituição privada que os contratava foi dissolvida.

O compromisso do governo do Estado assumir o passivo deixado pelo CCCP (Centro de Pesquisas e Projetos Pedagógicos), gestor privado que exercia função de forma irregular, foi firmado após uma intensa luta dos professores e do Sindicato. O movimento também contou com o apoio da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que realizou audiências, levando ao conhecimento público o problema vivido por professores e alunos da Fundação Helena Antipoff.

 

 

Para o presidente Gilson Reis, os professores tiveram um avanço importante. “A mobilização foi fundamental para encontrar uma saída mais digna para o impasse acarretado pela permanência da iniciativa privada sem critérios e de forma irregular dentro da Fundação”, afirma. Em assembleia ocorrida em 9/07, no Sinpro Minas, os professores agradeceram ao presidente Gilson Reis, o apoio do sindicato. “A greve foi vitoriosa e válida e se não fosse a mobilização dos professores, teríamos que entrar na Justiça para receber por meio de precatórios”, disse o professor Ângelo Leite.

Numa negociação mediada pelo Ministério Público do Trabalho entre os professores e o governo, os direitos trabalhistas serão garantidos pelo Estado. Segundo informações, os cursos vão continuar, sendo estadualizados e oferecidos gratuitamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha