Notícias

Intervenção x Educação: o que realmente precisamos no Rio e no Brasil?

19 de março de 2018

Em artigo, especialista questiona efetividade da intervenção federal e aposta na educação de qualidade como enfrentamento às desigualdades sociais e à violência

Estamos, atualmente, testemunhando mais um triste capítulo da história do Estado do Rio de Janeiro. Na novela da falta de planejamento, objetivos, pensamento estratégico, transparência e avaliação de resultados, o último capítulo é a intervenção federal na segurança pública, recentemente aprovada pelo Congresso. Apesar de bem recebida por boa parte da população e por alguns especialistas, muitos questionam a sua efetividade para mudar, a médio e longo prazo, o dia a dia de violências sofridas principalmente pelas populações mais carentes e de comunidades.

Ainda não há um plano claro, metas ou clareza sobre o que vai acontecer até dezembro. Como se pretende desarticular o crime organizado, diminuir o poder do tráfico de drogas, das milícias e a atuação dos criminosos? De que forma a liderança diminuirá a corrupção policial? O exército está preparado para lidar com o desafio? Como o sucesso será mensurado?

Não temos essas respostas, mas pesquisas nacionais e internacionais nos dão dicas importantes de como enfrentar a violência. Spoiler: não é com a utilização de exércitos. A publicação “Tornando as Cidades mais Seguras”, do Instituto Igarapé, por exemplo, nos ensina que as intervenções precisam ser orientadas por estratégias claras, com objetivos de curto e longo prazos e priorizando os locais, pessoas e comportamentos que apresentam maior ameaça.

De acordo com a publicação, “boa parte da solução é visar os riscos específicos da violência urbana – desigualdade estrutural, desemprego entre os jovens, fragilidade de instituições de segurança e Justiça e a presença de crime organizado alimentado pelo tráfico de drogas. Ao mesmo tempo, medidas isoladas – como as medidas de dissuasão, terapia para a juventude vulnerável, assistência para a primeira infância e para cuidar dos filhos, além de esforços concentrados para reduzir a pobreza – também parecem ser parte da solução para reduzir drasticamente a violência e melhorar a segurança”.

Leia Também: “A abordagem de crianças por forças militares é injustificável”

O jornalista e sociólogo Marcos Rolim, em sua tese de doutorado em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apontou uma relação clara entre a violência extrema e a evasão escolar. Ele ouviu histórias de vida de adolescentes e jovens cumprindo pena na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE), de amigos desses jovens que seguiram caminho fora do crime, de detentos no Presídio Central, condenados por homicídios, e de um grupo de estudantes de uma escola.

Com isto, Rolim constatou que a violência extrema está relacionada a abusos e agressões praticados na infância, sugerindo que há uma dinâmica social no Brasil que faz com que jovens da periferia sejam excluídos da escola muito precocemente, a partir dos 10 anos de idade. Ao saírem da escola, eles se aproximam desses grupos armados e, nestes grupos, são socializados de forma perversa. Como ele mesmo disse; “no Brasil, onde a escola falha, o crime é bem sucedido. A escola exclui e o crime acolhe”.

Se a violência nas cidades está relacionada à desigualdade, desemprego entre jovens, falta de assistência para a primeira infância e pobreza, qual é o melhor investimento para a redução da violência? Educação! Uma população mais bem educada terá melhores salários e condições de empregabilidade; mais creches de qualidade são a melhor resposta para a primeira infância.

Além do caso das UPPs no Rio de Janeiro, outro bastante conhecido por ter diminuído de forma consistente a violência é o da cidade colombiana de Medellín. A cidade, que nos anos 90 foi considerada a mais violenta do mundo, conseguiu reduzir em 90% o número de homicídios após investir em educação e cultura. Para competir de frente com o tráfico de drogas e a criminalidade foram construídos parques, bibliotecas, museus, escolas e áreas de convivência para a população. A cidade apostou em uma construção integral e articulada da sociedade civil, do governo, das organizações comunitárias, empresas privadas e universidades públicas e privadas.

Uma análise do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) de 2016 concluiu que destinar mais recursos para a educação é o melhor caminho para a redução da taxa de homicídios. Investir em educação, cultura e saúde dá mais perspectivas de vida e devolve cidadania às pessoas. Educação é a nossa única bala de prata.

Rafael Parente é doutor em Educação pela NYU, CEO da Aondê/Conecturma e co-fundador do Agora!

Fonte: Carta Educação

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha