Notícias

Justiça anula acordo de direito de imagem e voz de professores do Coleguium

24 de março de 2022

O Sinpro Minas ajuizou ação trabalhista contra a Rede de Ensino Coleguium, por ela exigir que todos/as os professores/as assinassem um “termo aditivo ao contrato de trabalho” que os/as obrigava a ceder seus direitos de imagem e voz, gratuitamente, ao empregador.

A ação pediu a nulidade de tal regra, pois feria a legislação trabalhista, mais especificamente o artigo 468 da CLT (citado na sentença), o qual determina que “só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia”
A sentença, proferida no dia 23 de março de 2022, anulou este acordo de uso indevido do direito de voz e imagem dos/as professores/as da Rede de Ensino Coleguium. O juiz substituto da 39ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, Washington Timoteo Teixeira Neto, citou ainda que “…eventual cessão dos direitos de imagem, de forma indiscriminada e sem qualquer controle de quem seriam os verdadeiros destinatários das aulas gravadas, ultrapassa sim os limites do art. 5º, X, da CR/88 e do art. 46 da Lei 9.610/98.”

Em outro ponto importante da decisão, o magistrado mencionou que “… só o fato de estarem com seus contratos ativos lhes impõe o temor reverencial de que, não assinando, muito provavelmente terão seus contratos descontinuados pela escola, pois a parte ré estabeleceu o seu novo padrão contratual em tempos de crescente virtualização do ensino.”

A sentença fez menção à ação que o Sinpro ganhou contra outra escola, o Colégio Loyola, que também estava impondo aos/às professores/as regras abusivas sobre direito de imagem. Nesta ação, a juíza Renata Lopes Vale, da 40ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte fundamentou que: “não obstante a ré sustente que o uso dos direitos de imagem e voz sejam restritos, e quiçá essa fora a real intenção da empregadora, é certo o aludido Termo Aditivo que os professores ssubscreveram, que implementa alterações nos seus contratos de trabalho com a transferência irrestrita de imagem e voz para a ré, a qual pode utilizar perante terceiros, inclusive, com finalidade comercial, sem a respectiva contrapartida financeira para os empregados”.

A presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, alerta toda a categoria para que fique atenta a situações como estas, que vêm se repetindo em todo o estado. “Denunciem tais ocorrências, para que possamos tomar as medidas judiciais cabíveis. Nosso judiciário trabalhista vem se colocando de maneira firme na preservação dos direitos fundamentais dos/as professores/as, principalmente em relação aos abusos como estes relacionados ao uso indiscriminado e gratuito da voz e imagem dos/as docentes. Isso é ilegal”, afirma.

Sinpro Minas, por nenhum direito a menos!

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha