Notícias

Maria da Penha é indenizada após sete anos

13 de março de 2008

Após sete anos de espera, Maria da Penha Maia Fernandes, 63 anos, receberá uma indenização de R$ 60 mil do governo do Ceará. Em 2001, a cearense conseguiu uma vitória na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), que determinou ao Estado que pagasse uma indenização de US$ 20 mil por não ter punido judicialmente seu ex-marido, responsável por agredi-la e até tentar matá-la. Durante o governo FHC, a União não fez nenhum esforço para desenrolar o processo.

 

O governo do Ceará anunciou ontem (13/03) a decisão e ressaltou a importância de se reconhecer as dificuldades singulares do caso “Maria da Penha”, não só para ela em particular, mas para a luta dos direitos humanos e para as mulheres em geral. O governo estadual destacou que o caso se tornou emblemático e conhecido mundialmente, representando o restabelecimento da Justiça.

 

Mais espaço para as mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Câmara dos Deputados criou, em sua página na internet, um site destinado exclusivamente às parlamentares. Uma das principais atrações do site é o arquivo em áudio da Lei Maria da Penha (clique aqui para acessar o áudio da lei). 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha