Notícias

Matrículas em cursos de educação a distância quase dobram em um ano

27 de novembro de 2009

As matrículas em cursos superiores de educação a distância cresceram 96,9% de 2007 a 2008. Ao todo, são 727.961 universitários que optaram pelo ensino superior não presencial.

No ano passado, 115 instituições ofereceram cursos dessa modalidade – 18 a mais do que em 2007. As informações são do Censo da Educação Superior de 2008, divulgado hoje (27) pelo Ministério da Educação.

As matrículas da educação a distância já correspondem a 14% da oferta de ensino superior no país. O número também registrou aumento (58,6%), bem como as vagas ofertadas nessa modalidade (10,3%). Para o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, a expansão não está ocorrendo em detrimento da qualidade. “Nós controlamos isso nas avaliações e não há diferença nos resultados dos alunos de cursos a distância e presenciais no Enade [Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes].”

A educação a distância registrou um aumento expressivo nos últimos anos. De 2003 para 2005, o número de vagas oferecidas cresceu 70 vezes. A cada ano, a quantidade de alunos que ingressam em cursos desse tipo cresce sempre mais do que 40%, tendo aumento 407% de 2004 para 2005.

Reynaldo destaca que o perfil do estudante do ensino a distância é diferente do presencial: geralmente são pessoas mais velhas que estavam há muitos anos afastadas das salas de aula. Ele acredita que as novas tecnologias contribuíram para a expansão da modalidade nos últimos anos.

Assim como na educação presencial, o setor privado responde pela maior parte dos alunos. Em 2008, mais de 60% dos alunos estudam em cursos particulares – 448.973 entre os 727.961 totais. Fonte: Agência Brasil 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha