Mediação no TRT termina sem acordo com o Sinepe/NE

O Sinpro Minas e o Sinepe/Nordeste se reuniram nesta segunda (15/5), no Tribunal Regional do Trabalho – 3ª Região (TRT- MG), em audiência de pré-conciliação das negociações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Mais uma vez, não houve avanços para o fechamento de um acordo. Após ouvir as partes, o desembargador instrutor Ricardo Antônio Mohallem sugeriu mais uma tentativa de negociação direta entre o Sindicato dos Professores e o sindicato patronal. Uma nova reunião de conciliação ficou marcada para o dia 6 de junho de 2017, às 14h30, no TRT.

O impasse nas negociações da campanha reividicatória 2017 se deu na última reunião de negociação entre o Sinpro Minas e o Sinepe/NE, ocorrida em 11 de abril, quando o Sinpro Minas fez uma contraproposta que prevê o parcelamento do índice com aumento real de salário. Ou seja, um reajuste de 7% em fevereiro/17, mais 1,44% em agosto/17. O patronal oferece somente com o INPC integral que é de 5,44%.

Na região Nordeste de Minas, as mensalidades escolares foram reajustas em média 10% e a maioria das escolas já concedeu uma antecipação de reajuste no salário dos professores com base no INPC. O Sinpro Minas conta com a mobilização da categoria para que as negociações avancem. Os professores merecem ter o seu valor reconhecido com melhores salários e condições de trabalho dignas.