Notícias

Mudanças no movimento sindical

28 de novembro de 2007

Assembléia aprova desfiliação da CUT e participação do Sinpro em nova central sindical

Na assembléia, realizada em 24 de novembro de 2007, o Sinpro Minas teve o aval da categoria para desfiliar-se da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e participar da construção de uma nova central de orientação classista, que será criada nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, durante congresso em Belo Horizonte. 

Batizada de Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), aglutina a Corrente Sindical Classista, além de representantes de diferentes vertentes do sindicalismo, cuja crença é a de que o movimento sindical deve atuar para a transformação da sociedade. “A CTB será um desafio”, disse a diretora do Sinpro Minas e ex-dirigente da CUT, Celina Arêas. 

A nova central defende um sindicalismo democrático, plural e classista. Prega a unidade dos trabalhadores na luta por mudanças e busca a interação da organização sindical com os movimentos sociais, além de lutar contra todo tipo de discriminação no trabalho. Defende a unicidade sindical e a autonomia em relação ao capital, governos e partidos políticos. Incentiva, ainda, as comissões sindicais de base, que devem ser colocadas em primeiro plano na definição dos rumos da luta sindical.

Conforme está definido em manifesto, a nova central propõe construir um sindicalismo classista, forjado na luta contra a exploração do capitalismo e a opressão imperialista. Comprometida com a defesa dos direitos sociais, a luta será por um novo projeto nacional de desenvolvimento, fundado na soberania e valorização do trabalho, defesa da paz mundial e pelo socialismo. 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha