Notícias

Música e literatura encerram o Saberes de Outubro

ND7_1090

Para encerrar o projeto Saberes de Outubro, em comemoração ao Dia dos Professores, o Sinpro Minas fez a entrega de prêmios para os ganhadores do concurso de Crônicas, Contos e Poesias. O evento foi aberto com a apresentação da orquestra Pianíssimo em formação de câmara, com o maestro César Timóteo, no dia 29 de outubro, na Fundação Educação Artística, em Belo Horizonte.

A entrega das premiações e do livro com os 15 trabalhos classificados foi feita pela presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, pela diretora do Sinpro Minas, Celina Arêas e representantes da comissão julgadora do concurso.

concurso crônicas 3

O professor Flávio Macedo Cunha ficou classificado em primeiro lugar na categoria Poesia. Autor de Filhos dessa Terra, ele conta que se inspirou na história do Brasil desde os indígenas até os dias de hoje, pois mesmo em épocas distintas as lutas em prol de um país melhor sempre existiram e devem existir. “Filhos da Terra somos todos nós com esperança de um mundo e uma nação justa e melhor para todos”, afirma. O professor parabeniza o Sinpro Minas “por dar voz aos professores, além da sala de aula, pois é papel nosso ocupar estes espaços também. Sou professor de Engenharia, mas gosto de escrever também e estou organizando um livro que espero conseguir publicar até o ano que vem”.

Outra vencedora, Carla Campos, do município de Montes Claros, também agradeceu ao Sinpro pela realização do concurso e por seu trabalho na luta e na resistência. “Estou feliz por ter alcançado o terceiro lugar em Poesia e também terceiro lugar em Crônica, além de participar deste encontro marvilhoso de tantos saberes”, diz.

ND7_1145

Os participantes da comissão julgadora, ao parabenizarem os vencedores, reforçaram que foi uma árdua tarefa, pois os 46 trabalhos inscritos foram de alta qualidade. A presidenta do Sinpro, Valéria Morato, também elogiou a qualidade dos trabalhos inscritos no concurso e a excelente apresentação da orquestra Pianíssimo que proporcionou uma grande noite para os presentes. “O Sindicato está honrado de por ter podido compartilhar o mês de outubro de forma mais aconchegante com os/as professores/as”.

ND7_1159

Para o diretor José Carlos Arêas, o projeto Saberes de Outubro foi muito rico e precisa acontecer todos os anos. “Todos os eventos realizados (festa, palestras, atividades culturais e recreativas na praça, o concurso, etc) elevam nossa autoestima e fortalecem a importância dos professores, essecialmente neste momento que sofremos tantos ataques do governo ilegítimo do Michel Temer”, afirma.

Concurso de crônicas, contos e poesias 2016

  • Contos

Título: Entre os Perdidos e os Achados – 1º lugar

Nome: Alice Nogueira da Gama

Título: Enternecido – 2º lugar

Nome: Beatriz Leal Salvador Caetano

Título: Gravida-de – 3º lugar

Nome: Eduardo Simões Pereira

Título: Nocivo – Menção Honrosa

Nome: Luiz Carlos Junqueira Maciel

Título: Sobre Raízes e Asas – Menção Honrosa

Nome: Maria Elizabeth Cardoso Lima

  • Poesia

Título: Filhos Desta Terra – 1º Lugar

Nome: Flávio Macedo Cunha

Título: A Velha

Nome: Marta Alves de Souza – 2º Lugar

Título: A Festa que Pode Ser – 3º Lugar

Nome: Karla Celene Campos

Título: O Tecido da Vida – Menção Honrosa

Nome: Maria Do Rosário Guimarães De Souza

Título: 5 Estações – Menção Honrosa

Nome: Luciana Gaudio Martins Frontzek

  • Crônica

Título: Nada Ofusca o Fusco – 1º Lugar

Nome: Nívea Pimenta Braga

Título: A Menina e a Cegonha – 2º Lugar

Nome: Rosilene Maria da Silva

Título: A Canção do Amanhecer – 3º Lugar

Nome: Karla Celene Campos

Título: Agenda Telefônica – Menção Honrosa

Nome: Ana Cláudia Pereira Dos Santos Cruz

Título: O Mar e Eu – Menção Honrosa

Nome: Maria Regina Braz Golgher

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Montes Claros
Poços de Caldas
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia