Notícias

Documentário sobre a tragédia de Brumadinho será exibido nesta quinta na UFMG

25 de setembro de 2019

Sessão comentada contará com a presença do diretor argentino Carlos Pronzato

O documentário Lama, o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho, dos cineastas Carlos Pronzato e Richardson Pontone, será exibido em sessão comentada, nesta quinta, 26, a partir das 19h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. A entrada é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas pela internet.

Pouco tempo depois do desastre de Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano, Pronzato e Pontone percorreram estradas e ruas para registrar o cenário de destruição provocado pela lama e captar vozes dos atingidos. Produzido de forma independente, o filme reúne diferentes percepções sobre o episódio por meio de entrevistas com militantes de movimentos sociais, com representantes de órgãos oficiais e com especialistas.

O diretor argentino Carlos Pronzato estará presente no evento. Autor de mais de 50 documentários dedicados especialmente a temas sociais e políticos, à preservação da memória e ao protagonismo popular na América Latina, Pronzato já foi premiado pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais e também contemplado com os prêmios Roberto Rosselini, da Itália, e Liberdade de Imprensa, do jornal Tribuna da Imprensa Sindical, no Rio de Janeiro.

A sessão é promovida pelo programa Participa UFMG, criado para articular esforços e ações para avaliar e mitigar os impactos causados pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.

Fonte: UFMG | Foto: Ricardo Stuckert / Fotos Públicas

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha