Notícias

Homologar no Sinpro Minas é um direito da categoria

15 de julho de 2019

Atenção, professores!

Caso sejam dispensados, exijam a homologação no sindicato, conforme prevê a nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT/MG), obedecidas a seguintes hipóteses e condições abaixo:

1) se estiver em situação de pré-aposentadoria;
2) em caso de redução de carga horária no decorrer do último ano;
3) em caso de demissão de professores que possuem tempo de trabalho na escola superior a dois anos. Nesse caso, o professor, ao ser demitido, precisa comunicar a direção da escola, em até 2 dias úteis, que quer sua homologação realizada no Sinpro Minas.

O professor que receber o comunicado de dispensa na escola deverá fazer o requerimento no próprio corpo do aviso, conforme modelo abaixo.

Caso o professor receba o comunicado de dispensa via e-mail ou telegrama, o requerimento deverá ser feito em duas vias e protocolado na secretaria da escola, também em até 2 dias úteis.

 Modelo de requerimento

Eu, _______________________ , requeiro que minha homologação seja feita no Sindicato dos Professores, nos termos da Cláusula 15ª, alínea C, da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT/MG).


Por que homologar no Sinpro Minas?
Na rescisão do contrato de trabalho, são vários direitos que precisam ser conferidos e bem calculados. Os homologadores do sindicato fazem este trabalho, visando garantir os direitos trabalhistas conquistados com muita luta.

Nossa agenda está aberta e estamos atendendo a categoria normalmente.

Em função da pandemia, as homologações estão sendo feitas virtualmente. Para agendar ou obter mais informações sobre seus direitos, caso já tenha feito a homologação, ligue (31) 3115 3000.


Como proceder se a escola recusar homologar no Sinpro Minas?
Caso a escola mantenha a postura intransigente da não homologação no sindicato, atitude que leva à suspeição de que as contas estejam erradas, tome as seguintes providências:

1. NÃO assine documento fora da data e/ou com data retroativa. Assine na data real em que se está homologando.

2. Exija fazer ressalva no verso do documento de homologação – que é um DIREITO do professor, o qual nenhuma empresa pode negar.


Entre em contato com o Sinpro Minas
Caso não tenha feito solicitação de homologar no Sinpro Minas, entre em contato conosco por meio do telefone (31) 3115-3000.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha