Manifestantes saíram às ruas do país contra o golpe

21 de agosto de 2015

Movimentos sociais, trabalhadores e sindicalistas realizaram grandes atos nas principais cidades do país nessa quinta-feira (20), que reuniram milhares de pessoas nas ruas em defesa da democracia e do mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff. Os manifestantes gritavam palavras de ordem como “não vai ter golpe!”, “nenhum direito a menos”, “em defesa da democracia”, “contra o golpismo da mídia” e “reforma política já”.

Nos atos, as lideranças também fizeram críticas ao ajuste fiscal e exigiram que os ricos paguem pela crise. Defenderam, ainda, a retomada do crescimento e mais avanço das conquistas sociais.

Em Belo Horizonte, o ato saiu da praça Afonso Arinos, ocupou a avenida Afonso Pena e Praça Sete, e encerrou com um culturato pela democracia na Praça da Estação. Um grupo de manifestantes criticou o ajuste fiscal em frente à sede do Ministério da Fazenda, e outro protesto foi contra o aumento das passagens de ônibus, em frente à Prefeitura.

As lideranças fizeram falas contra a redução da maioridade penal, contra a terceirização, em defesa da Petrobras, por um Brasil soberano, pela taxação de fortunas e mais investimentos na saúde. Estima-se que mais de 7 mil pessoas participaram do ato.