Sinpro repudia ataque à Educação

19 de fevereiro de 2019

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Sinpro Minas, através da sua diretoria, vem a público manifestar o seu repúdio à declaração da deputada federal Joice Haselmann (PSL/SP), que afirmou que investir mais dinheiro na Educação é como colocar mais água numa mangueira gigantesca cheia de buracos. “Adianta o quê colocar mais dinheiro na Educação? Nada”. E, para piorar ainda mais, afirmou que “nossos professores não sabem ensinar”.

Contrapondo a deputada, diversos estudos comprovam que os grandes “buracos na mangueira” da educação brasileira são a baixa valorização da profissão docente, a falta de condições adequadas de trabalho, de planos de carreira com incentivos salariais e de formação continuada. Isso sem falar em outro “buraco”, como a carência de infraestrutura básica em inúmeras escolas (tanto públicas quanto privadas). Além disso, se os/as professores/as não soubessem ensinar, ela própria não teria se formado como jornalista.

De acordo com a edição 2017 do relatório Education at a glance, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os/as professores/as brasileiros/as de escolas públicas de ensino fundamental e médio recebem menos da metade da média salarial dos docentes de outros países membros da OCDE.

Podemos avaliar, assim, que as afirmações de Haselmann têm o objetivo de desviar a atenção da sociedade dos verdadeiros problemas que afetam a educação brasileira. Ela utiliza uma mangueira furada para aspergir um preconceito contra os/as professores/as brasileiros/as e justificar que o país não deve investir em Educação, direito fundamental para levar qualquer país ao desenvolvimento. Além disso, sua declaração parece ter em vista o propósito deste governo de atacar os/as professores/as para privatizar as universidades públicas do país. Diante de tantos ataques à Educação e ao professorado, é necessário união e resistência da categoria e do sindicato. O Sinpro Minas reafirma a importância dos/as professores/as para o Brasil e acredita na capacidade e comprometimento desses profissionais na formação de cidadãos que lutem pela soberania do país!

Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais

Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2019.