Notícias

Novo ministro da Educação vem do mercado financeiro

8 de abril de 2019

O presidente Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira a demissão de Ricardo Vélez do Ministério da Educação (MEC). Para o lugar dele, foi indicado o economista Abraham Weintraub, que já atuava no governo, na função de secretário-executivo da Casa Civil, em defesa da reforma da Previdência.

De acordo com informações publicadas na plataforma Lattes, do CNPq, o novo ministro da Educação atuou como executivo do mercado financeiro e é formado pela USP e com mestrado em administração em finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Dedicou grande parte de sua carreira ao setor privado e tem passagem pelo Banco Votorantim e pela Bovespa.

“Bolsonaro sempre surpreende para pior. Um ultraliberal no MEC, economista articulador da reforma da Previdência. O mundo empresarial terá livre acesso aos mais de R$ 100 bilhões da pasta. O direito à educação está ainda mais distante de ser consagrado”, disse o cientista político Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. “Como tem sido regra na pasta, o novo ministro não entende nada de educação”, criticou Cara, ao dizer que a educação brasileira nunca foi tão desrespeitada.

Educação não é mercadoria

Para a diretoria do Sinpro Minas, a indicação do novo ministro tem o objetivo de acelerar o processo de privatização da educação pública brasileira. “Ficaremos atentos a todos as ações desse novo ministro, pois não vamos aceitar o desmonte do nosso ensino. A educação pública é um patrimônio do povo, e o que precisamos é de medidas para fortalecê-la, e não precarizá-la para posterior privatização. Permaneceremos vigilantes e na luta por melhores condições de vida e trabalho para todos os professores e pelo fortalecimento de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, ressaltou Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas.

Por Denilson Cajazeiro, com informações de agências.
Foto: Agência O Globo 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha