Notícias

Procuradoria entra com ação contra duas universidades para contratação de professores

20 de dezembro de 2010

O Ministério Público Federal de São Paulo entrou nesta quinta-feira na Justiça com uma ação civil pública contra as universidades privadas Unicid e São Marcos. O órgão exige que as instituições contratem mais professores com dedicação integral.

A legislação exige que as universidades tenham ao menos 1/3 (33,3%) do corpo de docente em regime de dedicação integral. Segundo verificação feita mês passado pelo Ministério da Educação, a Unicid possui 27,62%, e a São Marcos, 32,49%.

A quantidade de professores em tempo integral é uma tentativa de garantir um mínimo de qualidade nos cursos, uma vez que as universidades possuem autonomia para criar vagas.

“A lei estipula que 1/3 é o mínimo do mínimo para garantir qualidade de ensino. Não podemos aceitar menos”, disse o procurador Sérgio Suiama, autor da ação.

A investigação do Ministério Público começou a partir de reportagem da Folha, em 2008, que mostrou que diversas instituições não cumpriam a legislação.

A ação pede ainda multa de R$ 500 mil por danos morais coletivos a cada instituição, uma vez que as escolas tiveram mais de dois anos para se regularizarem.

Segundo o Ministério Público, as instituições chegaram a informar que estavam cumprindo a legislação, mas dados oficiais do MEC não confirmaram tal posição.

A Universidade São Marcos afirmou se sentir “surpresa” com a ação. A universidade disse que sempre cumpriu o mínimo exigido.

Em 2008, à época da reportagem da Folha, uma funcionária havia digitado os dados incorretamente no sistema, ainda segundo a escola.

A Unicid também se disse “surpresa” com a ação. “Conforme informamos ao Ministério da Educação, a Unicid conta com 39,34% de docentes nesse regime, percentual esse que supera as exigências legais”.

Fonte: Folha Online

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha