Notícias

Professor da Faculdade de Educação da UFMG lança livro de contos

25 de junho de 2020

Pesquisador e professor da Faculdade de Educação da UFMG, Luciano Mendes acaba de lançar o livro “A primeira página e outros contos mexicanos”. Publicado neste mês pela editora Veñas Abiertas, a obra reúne 8 contos que tratam de diferentes paisagens – do interior de Minas Gerais ao México.

Em resenha sobre a obra, a professora Ivane Perotti destaca que ler “os contos deste livro é entregar a alma à literatura viva”. “A coletânea é um duelo de fruições e aprendizados. A ficção se encarrega da vida e da morte, da sede e das rezas, da favela e dos movimentos. O escritor respeita a contação e desliza pela experiência de quem conhece a vida e a revira sem medo de encarar o resultado. Ler ‘A primeira página e outros contos mexicanos’ é como mastigar o verbo das experiências no antepasto de um grande festim narrativo. A obra é uma mina de águas correntes”.

A narrativa que está no título do livro, “A primeira página”, é ambientada na capital mineira dos anos 90, e o protagonista é um jornalista decadente. “O conto, inicialmente, perece se tratar de mais um romance baseado no clássico triângulo amoroso em que o casal se vê separado por uma grande diferença de classes sociais, mas logo se revela um thriller emocionante, envolvendo uma poderosa quadrilha com ramificações internacionais. Detalhes da cidade e do arcabouço político daquele tempo vão se revelando no cotidiano do protagonista”, destaca a escritora e editora Iriam Gomes (Clique aqui e confira a resenha da obra).

Atuando na área de história da educação, Luciano Mendes trabalha, desde 2007, na coordenação e execução do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil”, que busca reunir outras formas de produção, expressão e divulgação do conhecimento sobre a educação, além do formato estritamente acadêmico. “De certa forma, a aventura literária é uma continuidade dessa busca”.

Para os interessados, o livro está disponível na Amazon, na Estante Virtual e na Livraria Humanidades.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha