Notícias

Assembleias no Sudeste de Minas: professores não aceitam perdas

11 de março de 2016

Os/as professores/as de escolas privadas da região da Zona da Mata e Campo das Vertentes farão assembleias nos próximos dias para avaliar a contraproposta do patronal . Na reunião de negociação entre o Sinpro Minas Sinepe/Sudeste ocorrida no dia 10 de março, em Barbacena, o patronal manteve a proposta de reajuste salarial abaixo da inflação, o que é inaceitável para o os/as professores/as.

O Sinepe/Sudeste oferece apenas entre 5% e 6% de reajuste, o que é insuficiente para recompor a perda inflacionária dos salários nos últimos meses. O Sinpro Minas reitera que não negocia índices abaixo da inflação e que o patamar mínimo autorizado pelos/as professores/as em assembleia para começar a negociar é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que até janeiro foi de 11,31%.

O Sinepe/Sudeste afirmou que não vai indexar o reajuste dos professores à inflação. No entanto, as mensalidades escolares na região tiveram aumento de 12% em média, ou seja, foram indexadas acima da inflação. Dessa forma, o Sinpro Minas considera que não há justificativa para não se reajustar devidamente os salários dos/as professores/as.

Além disso, o patronal propõe o fim do recesso de fim de ano (entre Natal e Reveillon), com o início das férias em 26 de dezembro e o retorno às atividades escolares na última semana de janeiro. Isso é uma afronta ao direito do/a professor/a de usufruir do recesso e das férias escolares, tão necessárias para os/as professores/as iniciarem o ano letivo descansados e revigorados.

Nesse cenário de falta de reconhecimento e desrespeito por parte do patronal, os/as professores/as intensificarão as mobilizações para afirmar que não aceitam perdas salariais e a retirada de direitos historicamente conquistados pela categoria, principalmente a redução do período de férias e recesso!

A pauta apresentada pelo Sinpro Minas, no final de 2015, representa as condições mínimas para a valorização do trabalho daqueles que constroem uma educação de qualidade. Vamos continuar a luta pela nossa pauta que foi construída e debatida com toda a categoria. Afinal, somos professores/as e merecemos respeito.

Nossa pauta:

1. Unificação dos pisos salariais
2. Unificação das datas-base
3. Recomposição do salário pelo índice da inflação (INPC)
4. Ganho real
5. Adicional extraclasse de 33%
6. Estabilidade no emprego durante o ano letivo
7- Regulamentação da EaD

Assembleias Campanha Reivindicatória 2016

Ubá – 17/03 – quinta – 17h – Sede do Sind-UTE – Rua dos Viajantes 51/103 – Centro

Barbacena – 18/03 – sexta – 17h30 – Sede do Sinpro (Rua Silva Jardim, 425 – Boa Morte)

Cataguases – 18/03 – sexta – 17h30 – Sede do Sinpro (Rua Major Vieira, 300/sala 04 – Centro)

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha