Notícias

Sinpro Minas repudia nomeação autoritária de reitor da UFTM

19 de junho de 2019

O Sinpro Minas vem a público manifestar seu repúdio à nomeação do professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo como reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em flagrante desrespeito à autonomia universitária e aos professores Fábio César da Fonseca e Patrícia Vieira que venceram a consulta feita junto à comunidade universitária no último dia 6 de junho. Na ocasião, a chapa do atual vice-reitor, Luiz Fernando, ficou em segundo lugar.

Posteriormente, na eleição realizada no Conselho Universitário, em 25/6, Fábio e Patrícia também saíram vencedores. Vale ressaltar que, nesta eleição, ficou acertado que os derrotados não se candidatariam para a votação do Conselho. Porém, em descumprimento de acordo,  o vice-reitor se inscreveu e novamente foi derrotado. Desta forma, a chapa de Fábio e Patrícia ficaram em primeiro lugar na lista tríplice.

Conforme a tradição, o nome vencedor na lista tríplice acaba escolhido pelo Presidente da República e pelo Ministro da Educação, mas não foi isso o que aconteceu. Segundo o professor Fábio César, “trata-se de uma nomeação ilegítima, desrespeitosa e provocadora de instabilidades institucionais”, acrescentando que esta é uma situação geradora e “intensificadora de problemas, pois fragiliza, traz em sua essência a marca indelével da ilegitimidade e o caráter antidemocrático e antiético”.

Diante do ocorrido, o Sinpro Minas manifesta sua solidariedade a Fábio e a Patrícia, assim como a toda a comunidade da UFTM em sua luta pelas decisões democráticas e pela autonomia universitária.

Foto: Portal G1

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha