Notícias

Sinpro Minas repudia postura antidemocrática em audiência na CMBH

7 de julho de 2020

O Sinpro Minas manifesta o seu repúdio à restrição da participação de professores e representantes sindicais em audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), nesta terça-feira (7/7).

Realizada a pedido do vereador Léo Burguês (PSL), de forma virtual e presencial, a audiência objetivou discutir o fechamento de escolas infantis na capital durante a pandemia.

No entanto, sob a alegação de problemas técnicos e operacionais, dificultaram, por mais de uma vez, a presença de docentes e entidades sindicais na sala virtual. O curioso é que os mesmos problemas não impediram a efetiva participação de diretores e donos de escolas e do sindicato patronal.

Na prática, o que se observou foi mais uma malfeita tentativa de impedir o debate democrático e de ocultar a expressão do ponto de vista dos professores, responsáveis pelo fazer docente no ambiente escolar.

Uma atitude desrespeitosa e lamentável, que não representa novidade, infelizmente. Não é a primeira vez que se recorre a subterfúgios para ofuscar a participação de representantes de trabalhadores em fóruns públicos de discussão legalmente constituídos. Inexiste, entre aqueles que empregam tais manobras, apreço por ambientes plurais e de expressão de vozes dissonantes.

Dessa maneira, o Sinpro Minas reitera o seu repúdio a essa postura e reafirma que se manterá firme na defesa dos direitos dos professores e de melhores condições de vida e trabalho para a categoria.

O sindicato também considera prematuro discutir neste momento a abertura de escolas, haja vista que o país apresenta curva em ascensão de casos de Covid-19, com mais de 65 mil mortes e 1,5 milhão de contaminados – sem falar que ainda estamos sem ministros da Saúde e da Educação.

Por fim, o Sinpro Minas ressalta que não economizará esforços, em qualquer ocasião, para fazer valer a opinião dos docentes do setor privado de ensino – mesmo diante de interesses ocultos e antidemocráticos.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha