Notícias

UCMG repudia postura preconceituosa do Colégio Recanto do Espírito Santo

18 de janeiro de 2022

Nota de repúdio ao posicionamento incorreto e LGBTQI+fóbico do Colégio Recanto do Espírito Santo

A União Colegial de Minas Gerais (UCMG) vem a público repudiar veementemente as postagens, ações e posicionamentos do Colégio Recanto do Espírito Santo, que novamente, adota uma posição controversa, incorreta e preconceituosa.

A instituição supracitada divulgou um comunicado que alertava pais e responsáveis sobre materiais escolares que carregam o que foi considerado como “ideologias anti-família”. O texto, que traz consigo imagens da bandeira LGBTQIA+, de Chê Guevara, de unicórnios e caveiras, propõe “refletir sobre a influência da moda” nos itens usados por alunos e o que significam as imagens impressas neles. (Fonte: Jornal O Tempo).

O posicionamento religioso do colégio, foi utilizado como principal argumentação, para defender o posicionamento preconceituoso. Conforme o comunicado, o simbolismo LGBTQIA+ (arco-íris) reflete um planejamento inverso aos de “Deus”, além de uma “ideologia anti-família”.

Planfleto divulgado pelo Colégio

A UCMG, respeita a diversidade cultural e religiosa, sendo seu livre exercício fundamental para o desenvolvimento social e identitário da juventude. Todavia, o uso da liberdade religiosa como meio de imposição e promoção da intolerância, é inaceitável e demonstra uma violação do espaço saudável do estudante.

Portanto, exigimos a devida penalidade, vinda dos órgãos competentes, como a devida retratação pública, vinda da instituição. O colégio, inclusive, foi alvo de críticas em 2021, após “responsabilizar mulheres por serem estupradas” (Fonte:  Jornal Estado de Minas). 

Não pararemos de lutar por uma educação com mais diversidade e liberdade, em que seja fundamental, o respeito aos direitos e aos limites do outro. Resistiremos ao ódio, e lutaremos por mudanças

União Colegial de Minas Gerais (UCMG)

COMENTÁRIO

Uma resposta

  1. Fico impressionado é com os pais que vêem em tal instituição um lugar de formação dos filhos. Caso se posicionassem, está “dita” escola nunca mais teria atitudes como essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha