Notícias

Outro mundo é possível

29 de janeiro de 2008

No último sábado, 26 de janeiro, milhares de pessoas em diferentes cantos do planeta participaram do Dia de Mobilização do Fórum Social Mundial em 2008. Na edição desse ano, debates, marchas, encontros, discursos e intervenções culturais aconteceram simultaneamente em vários países: Brasil, Estados Unidos, Suíça, Índia, Iraque, Itália, Bélgica, México, Cuba, Palestina, Filipinas, Coréia, Líbano, Espanha, entre outros.

Em Belo Horizonte, manifestantes realizaram atividades na Praça 7. No Rio de Janeiro, centenas de pessoas participaram das oito tendas temáticas montadas ao ar livre no Parque do Flamengo: Idéias, Trocas e Economia Solidária, Alimentação, Conexão Mundial, Audiovisual, Artes Cênicas, Crianças e Ponto de Encontro.

O coordenador do movimento Rio Com Vida – nome do evento do Fórum Social Mundial no Rio -, Bruno Cattoni, explica que o objetivo da manifestação foi o de divulgar o significado do Fórum Social Mundial. “É uma mobilização de todos os povos que pensam um mundo livre, um outro mundo possível, no mesmo dia da conferência de Davos, em que estão discutindo o futuro do dinheiro e esquecendo o futuro do ser humano”, disse.

As manifestações ocorreram na mesma data em que, na Suíça, na cidade de Davos, as elites neoliberais promoveram o Fórum Econômico Mundial. Segundo as entidades componentes do Fórum Social Mundial, no dia 26, “o velho mundo, representado pelos produtores de violência, exploração, exclusão, pobreza, fome e aquecimento global do Fórum Econômico Mundial foi confrontado por um outro mundo possível, defendido pelas organizações da sociedade civil”.

 

As atividades realizadas no Dia de Mobilização e Ação Global em 26 de Janeiro podem ser vistas no site http://wsf2008.net/. O Sinpro Minas apoiou a iniciativa.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha