Professores/as e ex-professores/as da rede Metodista fazem novo ato nacional

21 de junho de 2021

Professores/as e ex-professores/as da Rede Metodista de ensino fazem nesta quarta-feira (23/6), às 18 horas, um novo ato nacional virtual, em protesto contra irregularidades praticadas pelo grupo educacional.

Intitulado Resistência e Luta –  Nenhum direito a menos!, a principal discussão do ato será o pedido de recuperação judicial feito pelo grupo, que possui instituições de ensino em todo o país. Os docentes poderão esclarecer dúvidas e relatar situações de desrespeito aos direitos trabalhistas.

Organizado por um coletivo de sindicatos, do qual o Sinpro Minas participa, a ideia é fortalecer a luta pela garantia dos direitos da categoria.

Confira abaixo o comunicado dos sindicatos que integram o coletivo.

Cara professora, caro professor,

A Rede Metodista, agora intitulada Educação Metodista, no início de abril deste ano, solicitou pedido de recuperação judicial único, envolvendo todas as instituições de ensino metodista.

Pelo fato de estar presente em vários estados do Brasil, um coletivo de sindicatos se mobilizou no intuito de articular estratégias de resistências e fortalecer uma atuação conjunta consistente, política e juridicamente, junto aos tribunais.

A atuação desse coletivo já acumula algumas conquistas no embate jurídico e, também, definiu ações já em curso junto aos empregados e ex-empregados das instituições metodistas.

Considerando as questões e inquietações apresentadas pelos docentes e ex-docentes da Educação Metodista, o coletivo de sindicatos definiu os próximos encaminhamentos:

– reiterar que se encontra disponível na página e nas redes sociais de cada sindicato um documento acerca da recuperação judicial com questões relativas aos empregados e ex-empregados da Educação Metodista.
– definir nos próximos dias a seleção de um assessor/consultor para o processo de recuperação judicial, que deverá somar esforços ao jurídico de cada sindicato; registra-se que esse processo se encontra em estágio de finalização. As custas de assessoria/consultoria serão rateadas entre os sindicatos, respeitando a devida proporção de docentes. Destaca-se que esse rateio contará com apoio e aporte da CONTEE.
– em relação aos e-mails enviados pelo Administrador Judicial, observou-se uma série de impropriedades relativas à correspondência denominada “Notificação de Crédito”, tais como: a inadequação da contagem do tempo anunciado nesse e-mail, considerando que o Edital do Artigo 7, §1°, da LREF n. 11.101/05, publicado no evento 545, foi suspenso; os valores do FGTS não estão devidamente integrados ao valor de crédito, e o e-mail enviado aos docentes intitulado “Informe sobre comunicado do Administrador Judicial” nada esclarece em termos objetivos em relação a esse direito consagrado aos trabalhadores; e, também, a apresentação de um valor total de créditos sem a especificação a que se refere. Essa especificação é necessária, considerando que há diferentes créditos provenientes de acordos de rescisão não cumpridos, atrasos salariais, processos coletivos, entre outros, por exemplo. Assim sendo, recomendamos que docentes e ex-docentes da Educação Metodista aguardem o nosso próximo comunicado, ocasião em que serão fornecidos esclarecimentos e procedimentos a serem seguidos em relação a essa correspondência do Administrador Judicial.

Nos mesmos moldes do 1° Ato Nacional de Mobilização dos Professores da Metodista – Dia do Basta!, este coletivo de sindicatos convida para o 2° Ato Nacional de Mobilização dos Professores da Metodista, que denominamos Resistência e Luta –  Nenhum direito a menos!, a ser realizado no próximo dia 23 de junho, às 18 horas. O tema central desse ato será a recuperação judicial.

Esse ato será nacional e organizado por todos os sindicatos envolvidos nessa ação coletiva. Todos os trabalhadores e ex-trabalhadores da Educação Metodista estão convidados a participar. O ato contará com a participação do jurídico de cada um dos sindicatos envolvidos nessa iniciativa e, também, com o assessor/consultor selecionado por esse coletivo de sindicatos.

Trata-se de um momento significativo da nossa luta e, também, da nossa unidade nacional contra os descalabros da administração da Educação Metodista.

Link para acesso no Zoom:

ID da reunião: 863 1067 5835

Senha de acesso: 607992

Nossa luta é justa e necessária para recompor nossos direitos e dignidade!

Unidade é fundamental para resistir!

Sindicalize-se!