Notícias

Professores de BH e região vão paralisar as atividades no dia 24 (terça-feira)

16 de maio de 2022

Professores de escolas particulares de Belo Horizonte e de cidades de abrangência da CCT MG vão paralisar as atividades no dia 24 de maio (terça-feira), quando farão uma nova assembleia presencial, às 10 horas, para discutir o rumo da campanha reivindicatória deste ano.

Nesse dia, eles podem votar pela greve por tempo indeterminado.

A decisão dos professores foi tomada na assembleia desse sábado (14/5). Eles voltaram a rejeitar, por unanimidade, a proposta do sindicato patronal (Sinepe MG), que mantém a intenção de precarizar direitos dos professores.

Os donos de escolas querem, por exemplo, retirar o desconto da bolsa de quem atrasar a mensalidade, aumentar o número de situações que permitem reduzir a carga horária dos professores sem ter de indenizá-los, incluir na Convenção uma cláusula chamada de “controle alternativo de jornada”, que cria uma oportunidade para a escola não registrar nem pagar horas extras dos professores, entre outros pontos prejudiciais.

O patronal também quer dividir a categoria, ao propor uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) diferente para os docentes do ensino superior. Em relação ao reajuste, eles ofereceram apenas 5% para a educação básica e 4% para o ensino superior – percentuais bem abaixo da inflação oficial.

Segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação do país, registrou em abril a maior variação em 27 anos. Enquanto isso, o valor das mensalidades escolares em Belo Horizonte, de acordo com levantamento do site de pesquisa de preços Mercado Mineiro, subiu em média acima de 10%.

Ato público
Os professores também aprovaram a realização de um protesto público no dia 24 de maio, logo após a assembleia, cujo local será definido em breve, e reafirmaram a pauta de reivindicações da categoria.

Os docentes reivindicam recomposição salarial de acordo com a inflação acumulada desde 2020 e um ganho real de 5% (total de 25,23%), manutenção dos direitos previstos na CCT, regulamentação do trabalho virtual, entre outros pontos de valorização profissional.

Mensalidade escolar e salário dos professores
Na assembleia, o diretor do Sinpro Minas e professor de matemática Newton de Souza apresentou um levantamento que mostra que, em média, de 2 a 5 alunos por turma pagam o salário de um professor. A pesquisa foi feita a partir de dados divulgados pelo site Mercado Mineiro, sobre as mensalidades de escolas da capital, e de informações do próprio Sinpro Minas, repassadas pelos professores no momento da sindicalização.

“São dados que evidenciam a lucratividade do setor e como os donos de escolas querem aumentar ainda mais essa margem, à custa das condições de vida e trabalho dos professores. Isso jamais iremos aceitar, e a categoria tem reiterado esse ponto nas assembleias e nas escolas. Os professores e professoras reafirmam que não aceitarão retrocessos”, declarou a presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, que destacou como a entrada de grandes grupos empresariais e de fundos de investimentos no setor educacional tem pressionado os direitos dos professores.

De acordo com as informações divulgadas pela imprensa, o grupo educacional Cogna, fundado em Belo Horizonte, registrou um lucro líquido de R$ 55 milhões no 1º trimestre deste ano, uma alta de 58,7%. “É a mercantilização da educação. Cada vez mais, essas empresas compram outras escolas e investem contra os direitos dos trabalhadores, com a finalidade de aumentar ainda mais seus lucros. Essa é outra luta que temos de continuar travando, para impedir a precarização das condições de vida e trabalho da categoria”, ressaltou Valéria Morato.

Tentativa de desmobilização
Ela alertou os professores para a tentativa dos donos de escolas de desmobilizar a categoria, ao dizerem nas instituições de ensino que as negociações estariam avançadas. “Na mesa de negociação, eles ignoram nossa pauta, não são claros quanto ao recuo em uma série de itens prejudiciais aos professores, ao mesmo tempo em que reafirmam a intenção de retirar outras conquistas da categoria. Isso não representa pra gente avanço algum, muito pelo contrário. Ao espalhar essa desinformação, o que eles querem é tentar desmobilizar a categoria, porque sabem que é grande a insatisfação e a indignação dos professores com essa proposta que desvaloriza e desconsidera a nossa profissão”, ressaltou Valéria Morato.

Na assembleia desse sábado, os professores relataram situações de pressão nas escolas e voltaram a criticar a proposta do patronal, diante de um quadro de sobrecarga de trabalho, salas cheias de alunos, aumento do custo de vida e queda na renda.  “A hora é agora. Assim como fizemos nos anos anteriores, vamos novamente transformar nossa indignação em mobilização, para impedir retrocessos e garantir avanços. Iremos cruzar os braços no dia 24 de maio e exigir respeito e dignidade profissional”, destacou Valéria Morato.

Assembleia com paralisação das atividades (professores de BH e região de abrangência da CCT MG)

Dia 24 de maioterça-feira

Horário: 10 horas

Local: Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira – Rua Rodrigues Caldas, 30

Nossa união, nossos direitos!
Campanha reivindicatória 2022

COMENTÁRIO

2 respostas

  1. É preciso mostrar para a toda a categoria o nível de nossa proletarização aguda. Dois a 5 alunos pagam um professor: este dado tem que estar na primeira página do Jornal do Sindicato. Uma farra vampiresca e parasitária do capital-serviço. Voto pela greve geral por tempo indeterminado NO DAI 24/05/2022. Favor organizarem a greve por local de trabalho(ex: a PUC tem diversos “campi”. Cada “campus” deve ter um Comitê de Greve organizado por um representante sindical (se houver e se estiver assegurada a estabilidade de mandato eletivo, na forma da lei ,e da cláusula 42ª da CCT 2021/2022). Tenham rigor na organização da greve. A última Greve na PUCMG, em 2018, por ex., foi horrivelmente organizada. Uma vergonha. O resultado foi a derrota de muitas reivindicações.

  2. Todo apoio à paralisação dos (as) professores(as) ! Sem luta e sem união não há vitória ! Vocês merecem valorização e respeito ! Valorização da Educação !!!!
    ( Lêda Mendes, mãe de alunas do Ensino Fundamental e Ensino Médio do colégio Magnum Cidade Nova BH/MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha