Sindicato repudia tentativa de retirar direitos previdenciários

28 de agosto de 2007

Em nota enviada ao presidente Lula, o Sinpro Minas repudia qualquer tentativa de retirar direitos previdenciários dos trabalhadores brasileiros, conforme tem sido anunciado por representantes do governo federal. Leia abaixo a nota.

Belo Horizonte, 28 de agosto de 2007

Exmo Sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva,

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) – entidade com 74 anos de história – manifesta, por meio deste documento, veemente repúdio a qualquer tentativa de retirar direitos previdenciários dos trabalhadores brasileiros.

Desde que o Fórum Nacional da Previdência foi instituído, em março deste ano, o assunto voltou ser destaque na agenda nacional. Em função disso, representantes deste governo têm se manifestado publicamente a favor de mudanças que, na prática, darão continuidade ao projeto do governo anterior, acabando com importantes conquistas do povo brasileiro.

Em encontro organizado pelo Departamento de Professores Aposentados do Sinpro Minas (Deasinpro), nos dias 29 e 30 de junho deste ano, docentes de todo o estado aprovaram resoluções de ordem política sobre o tema. Entre elas, destaca-se a que prevê a mobilização e luta dos professores de Minas Gerais contra qualquer reforma da Previdência que retire direitos adquiridos.

O sindicato acredita que o atual momento da conjuntura nacional deva ser de fortalecimento dos trabalhadores, e as mudanças propostas por representantes deste governo caminham em direção oposta. A solução do sistema previdenciário brasileiro passa, necessariamente, por um crescimento mais robusto da economia nacional – o que demanda uma reorientação da política macroeconômica – e não por medidas como o aumento do tempo mínimo de contribuição ao INSS.

Por isso, um governo que se propõe progressista não pode permitir mais um ataque às conquistas do povo brasileiro. Dessa forma, por entender que ao trabalhador brasileiro interessa um sistema previdenciário que contemple de fato a dimensão social, o Sinpro Minas reitera o seu repúdio a qualquer proposta de reforma que retire direitos adquiridos e encaminha a Vossa Excelência as resoluções aprovadas durante o 1º Encontro de Aposentados e Aposentandos do Sinpro Minas.

Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Sinpro MinasDepartamento de Professores Aposentados – Deasinpro

Resoluções de ordem política, aprovadas durante o 1º Encontro de Aposentados e Aposentandos do Sinpro Minas, nos dias 29 e 30 de junho, em Belo Horizonte:

A) Mobilizar e lutar contra qualquer reforma da previdência que retire os direitos adquiridos;

B) Lutar para que a previdência pública, avance nos direitos e melhore a qualidade de vida dos trabalhadores aposentados;

C) Lutar para que o valor da aposentadoria seja reajustado de acordo com o salário do trabalhador da ativa;

D) Exigir a recomposição das perdas salariais pagas aos aposentados nos últimos anos;

E) Lutar para que o Estatuto do Idoso seja cumprido na prática