Notícias

Sinpro entrega doações de livros ao MST

20 de novembro de 2007

O Sinpro Minas entregou ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nessa segunda-feira (19), cerca de 400 livros, fitas e dvds doados por professores da rede privada de ensino. A iniciativa faz parte da “Campanha de Solidariedade às Bibliotecas do MST” e tem o objetivo de viabilizar a construção de bibliotecas populares nas áreas de assentamento e ampliar o acervo das mais de 40 já existentes nas escolas e centros de formação.

Lançada nacionalmente em agosto, a campanha se estende até dezembro deste ano e pretende arrecadar 200 mil livros. Segundo a dirigente estadual do MST, Cristiane Francelina Dias, 100 mil obras já foram doadas. Em Minas, até o momento foram recolhidos cerca de dois mil livros. “A participação dos professores é fundamental, pois eles são os protagonistas na transmissão de conhecimentos. As doações vão ampliar a consciência dos trabalhadores rurais sem terra”, afirmou Cristiane.   

Gilson Reis e a representante do MST, Cristiane Dias

 

O presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, pediu aos professores para doarem livros. Para a professora de história Inês Grigolo, a campanha é uma oportunidade de repartir o saber e a cidadania, “que poucos têm acesso”. “É uma causa extremamente nobre. Gostei muito da proposta e vou levá-la aos meus colegas”, disse. Já a professora Sônia Maria Dutra vai doar livros didáticos, de literatura, além de dvds e fitas educativas. “É com prazer que participamos dessa campanha e a iniciativa do sindicato de apoiá-la é muito importante”, destacou Sônia. Já o professor Max Altman doou cerca de quatro mil livros às bibliotecas do movimento.  

Também apóiam a campanha alguns nomes importantes do cenário cultural e político brasileiro. Entre eles estão o professor da USP e crítico literário Antonio Candido, o escritor e jornalista Fernando Moraes, os atores Paulo Betti, Camila Pitanga, Lucélia Santos e Letícia Sabatela, o cantor e compositor Martinho da Vila, o diretor de teatro Augusto Boal, o músico Marcelo Yuka, as cantoras Beth Carvalho e Leci Brandão, os escritores Frei Beto e Leonardo Boff, o lingüista norte-americano Noam Chomsky, entre outros.

Durante o mês de novembro, o sindicato está recolhendo as doações. Professores e interessados podem encaminhá-las para a sede do Sinpro Minas em Belo Horizonte ou para as regionais. Livros, mapas e audiovisuais, incluindo filmes, discos e cds podem ser doados.  Participe!

Informações: (31) 3115-3000

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha