Notícias

Sinpro Minas defende democratização da Fumec

6 de dezembro de 2007

No ato político realizado na manhã desta quinta (6/12), o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, ressaltou que as recentes demissões estão criando um ambiente de perseguição e medo na Fumec. “Neste momento, é fundamental a unidade dos movimentos para tentar reverter a situação, afinal professores e alunos desejam a democratização da faculdade”, destacou.

 “Ao invés de valorizar seus professores, a Fumec demite para esconder possíveis irregularidades”, destacou o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB), ao participar do ato. Ele afirmou ainda que a Fundação Mineira de Educação e Cultura deve priorizar a educação de qualidade, e não os lucros. 

Durante todo o dia, estudantes realizaram intervenções teatrais (foto) em frente à Reitoria, onde o Conselho de Curadores esteve reunido a portas fechadas. Representantes do Sinpro Minas, professores e estudantes não puderam participar da reunião, mas mantiveram as mobilizações ao longo da tarde. Utilizando diferentes slogans, como “estudante não é picolé”, “estudante não é laranja”, os alunos reafirmaram a campanha “Educação não é mercadoria”, promovida pela Contee, pela Fitee e pelo Sinpro Minas desde o início do ano.

“A resistência e a mobilização dos professores e estudantes já são vitórias, pois sacudiram as estruturas da Fumec”, afirmou o diretor do Sinpro Minas, José Carlos Padilha Arêas. Segundo ele, a discussão da democratização da faculdade e da composição do Conselho de Curadores é urgente.

A assessoria jurídica do Sinpro Minas informou que vai propor ação de substituição processual visando cancelar as dispensas. Nova audiência pública para discutir o assunto será convocada pela Assembléia Legislativa nos próximos dias.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha