Notícias

Sinpro Minas participa da Conferência Estadual de Educação 2022

Nesta quinta-feira, 31/03, começaram os debates da Conferência Estadual de Educação 2022. Com o tema “Plano Estadual de Educação – Inclusão, Equidade e Qualidade Social: compromisso com o direito e a defesa da Educação democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública e presencial com segurança para todas as pessoas”, o evento é realizado virtualmente, em decorrência do cenário ainda pandêmico, e coordenado pelo Fórum Permanente de Educação do Estado de Minas Gerais (Fepemg).

O Sinpro Minas, mais uma vez, integra a construção da Conferência, com participação de diretores/as do Sindicato e professores/as do setor privado de ensino. Junto a eles/as, representantes de diversos segmentos educacionais, setores sociais, entidades e profissionais estão mobilizados/as para que seja cumprido o Plano Estadual de Educação, com reflexões e apontamentos sobre metas, estratégias e avanços na política nacional e estadual.

Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas, esteve presente na abertura do evento e denunciou o abandono das políticas públicas nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia. Destacou o ataque aos/às professores/as da educação privada, que sofreram forte pressão para retornarem presencialmente, mesmo sem vacinação. Valéria também ressaltou a importância do Fórum Permanente de Educação nestes tempos, cumprindo um papel necessário de avaliação e acompanhamento das metas do plano decenal. “Agora nós estamos nesta etapa de reconstrução e eu acredito que 2022 é o ano da virada para a educação brasileira, para o povo brasileiro, que vai possibilitar uma educação com acesso e permanência e educação de qualidade para todos e todas”, afirmou.

Valéria ressalta que, historicamente, o Sinpro Minas sempre participou dos espaços de Conferência, nos níveis municipal, estadual e nacional. Explica também, o quanto é importante somar forças nesta construção, sobretudo diante da conjuntura que estamos vivendo. “É uma realidade muito dura, de grandes retrocessos e de ataques cada vez mais graves à educação. A Conferência nos traz esse fôlego, de seguir construindo e acreditando nos espaços democráticos, com diversidade de vozes e pensamento”, analisa.

A Conferência será realizada até o próximo domingo, 03/04 e pode ser acompanhada pelo canal do YouTube “Estúdio Educação MG”. Já foram realizadas as conferências municipais e regionais e os documentos dessas etapas serão analisados e validados também na Ceemg 2022. Eles serão o subsídio da Conferência Nacional da Educação (Conae) e da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape).

Clique aqui para acessar documentos da Conferência e outras informações

 

Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas, na abertura da Ceemg

 

Gilson Reis – Coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee)

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Montes Claros
Poços de Caldas
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia