Notícias

Sinpro Minas repudia demissão em massa na Faculdade Estácio de Sá

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais repudia a recente ação de demissão em massa da Faculdade Estácio de Sá. Já são cerca de 60 professores/as demitidos/as nesta semana.

A demissão em massa representa uma atitude de desrespeito com relação ao corpo docente, já que a instituição não apresentou sequer justificativas e houve, inclusive, caso de demissão enquanto o/a professor/a lecionava em sala de aula. Além disso, a instituição chegou a demitir profissionais no período de pré-aposentadoria, que para além de desrespeitoso é ilegal, pois são trabalhadores/as que contam com estabilidade. Um desrespeito também com os/as estudantes da instituição, que já manifestaram indignação e certamente serão impactados/as com as demissões neste fim de semestre.

Nesta semana, o Sinpro Minas se reuniu com vários/as trabalhadores/as demitidos/as e outras irregularidades foram apresentadas, como por exemplo, redução arbitrária de carga horária e pagamento inferior ao valor hora-aula por atividades extras desempenhadas pelos/as docentes.

Para o Sinpro Minas, essas demissões sinalizam um sucateamento da educação privada e demonstram como os grupos empresariais cada vez mais priorizam o lucro e desvalorizam a carreira docente. Sabemos que por trás de cada demissão existem relações impactadas. Cada professor/a tem uma trajetória de dedicação que tanto contribui para a formação da nossa sociedade. Com a aprovação da reforma trabalhista, a tendência é que essas trajetórias sejam cada vez mais descartáveis.

O Sinpro Minas reitera seu repúdio a essa demissão em massa e informa que vai tomar todas as medidas cabíveis para que os/as professores/as tenham todos os seus direitos assegurados. É um momento em que a mobilização se faz necessária contra a precarização do trabalho e em defesa de um modelo de educação de qualidade em que a profissão docente seja respeitada.

Diretoria Sinpro Minas

______________________________

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha