Notícias

Sinpro Minas repudia demissões de professores do setor privado

10 de janeiro de 2017

A diretoria do Sinpro Minas manifesta repúdio às recentes demissões de professores do setor privado de ensino em Belo Horizonte e demais cidades do estado.

Com viés mercantilista, as demissões se somam a outras recorrentes práticas dos donos de escolas cujo claro objetivo é aumentar a já rentável margem de lucro do setor, entre elas a substituição de trabalhadores por outros com menores salários, o ensalamento, a redução de turnos e a extinção de cursos.

Mais uma vez, os gestores da educação privada buscam resolver os problemas gerados pela má administração financeira por meio da redução dos custos da mão de obra, o que resulta em mais sobrecarga de trabalho para os professores e desvalorização profissional.

Não há dúvidas de que, frente a uma conjuntura instável, costumeira no sistema capitalista, o setor privado de ensino, um dos mais rentáveis da economia, concentra mais uma vez seus esforços em precarizar as condições de vida e trabalho dos professores, em detrimento da saúde e valorização daqueles que de fato constroem a educação no país.

Diante do cenário atual, e por defender um modelo educacional voltado para o desenvolvimento e a soberania nacional, em que a educação não seja tratada como mercadoria, o Sinpro Minas reitera o repúdio às demissões de professores e reafirma que não vai medir esforços para defender os direitos dos professores do setor privado de ensino de Minas Gerais.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha