Notícias

Sinpro Minas solidariza-se com o Colégio Santo Agostinho

O Sinpro Minas manifesta total solidariedade aos/às professores/as, estudantes, auxiliares, pais e direção escolar do Colégio Santo Agostinho e reitera o seu apoio ao livre exercício da atividade docente.

Recentemente, a instituição de ensino foi alvo de uma ação judicial proposta por dois promotores do Ministério Público de Minas Gerais, a partir de uma representação que um grupo de pais de alunos fez no ano passado.

A ação, baseada em uma leitura errônea da realidade, critica a proposta pedagógica da escola, que prevê a abordagem da temática de gênero em sala de aula.

Não resta dúvida de que iniciativas como essa, inspiradas no projeto de Escola “sem partido”, ferem os princípios constitucionais da liberdade de cátedra e do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, pilares da construção do conhecimento no ambiente escolar.

A ação e outras iniciativas dessa natureza desconsideram o fato de que a escola, por ser um dos principais espaços formativos na sociedade, não pode se furtar a debater com os alunos e toda a comunidade escolar os diversos assuntos que a permeiam.

Também não levam em consideração o conhecimento dos professores, capazes de promover a formação ampla e integral dos educandos, dentro dos princípios normativos previstos na legislação em vigor. 

Tratar de temas presentes na base curricular e também no projeto político-pedagógico proposto no ambiente escolar é fundamental para a busca de uma sociedade mais inclusiva e de qualidade, pautada pelos princípios dos direitos humanos e pelo respeito às diferenças, tão necessários nos dias atuais.

Dessa forma, o Sinpro reafirma o seu o apoio à comunidade escolar do Colégio Santo Agostinho e se coloca à disposição para eventuais ações em defesa da autonomia profissional e dos direitos da categoria.

Diretoria do Sinpro Minas

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Montes Claros
Poços de Caldas
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia